Loulé expressa «profundo pesar» pela morte de Jorge Sampaio

Jorge Sampaio «esteve diversas vezes na cidade de Loulé, no âmbito de campanhas eleitorais»

Jorge Sampaio em Loulé

O município de Loulé recebeu a notícia da morte de Jorge Sampaio na manhã desta sexta-feira, 10 de Setembro, «com grande consternação e pesar», relembrando o antigo Presidente da República como uma «personalidade de singular dimensão humanista». O Cineteatro Louletano adiou os eventos que se iam realizar este fim de semana devido ao luto nacional de três dias decretado pelo Governo.

Numa nota enviada às redações, a autarquia realça alguns momentos da vida de Jorge Sampaio como, «em 1986, liderou o grupo parlamentar do PS e, em 1989, foi eleito secretário-geral», bem como a sua eleição, em 1996, como Presidente da República.

Jorge Sampaio «esteve diversas vezes na cidade de Loulé, no âmbito de campanhas eleitorais, e, em 2014, participou no Ciclo “Grandes Testemunhos” – sessões com os ex-Presidentes da República, dinamizado na Cineteatro Louletano, no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril», realça o município louletano.

«Personalidade de singular dimensão humanista, reconhecido internacionalmente pela sua defesa dos Direitos Humanos, Jorge Sampaio deixa-nos um legado inestimável de luta pelos valores democráticos», acrescenta.

«A Câmara Municipal de Loulé, na pessoa do seu presidente, Vítor Aleixo, expressa publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Sampaio».

Pelo país se encontrar de luto nacional, até à próxima segunda-feira, 13 de Setembro, o Cineteatro Louletano decidiu adiar os eventos que teriam lugar este fim de semana, nomeadamente a sessão da peça de teatro “Catarina e a Beleza de Matar Fascistas” ou o concerto de Júlio Resende – Fado Jazz Ensemble.

Também as iniciativas do FOMe – Festival de Marionetas Objectos e Outros Comeres que iam ter lugar em Loulé foram adiadas.

O Cineteatro Louletano divulgará as novas datas de realização destes espetáculos assim que for oportuno.

 



Comentários

pub