Livro evoca vida de José Francisco Sobral, antigo presidente de Junta e vereador em Portimão

Obra, coordenada por Nuno Campos Inácio, resulta do empenho de Ricardo Sobral, filho do antigo autarca

Um livro que evoca a vida de José Francisco Sobral, antigo presidente da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande e vereador da Câmara de Portimão, vai ser apresentado no dia 17 de Setembro, a partir das 21h30, na Sociedade Recreativa Figueirense. 

A obra, coordenada por Nuno Campos Inácio, resulta do empenho de Ricardo Sobral, filho do antigo autarca, em deixar um testemunho escrito sobre o legado de seu pai, falecido em 2016.

O livro conta com 17 testemunhos de pessoas que conviveram de perto com o homenageado e representa, para Ricardo Sobral, «mais do que um tributo de pai para filho, pois pretendo deixar para as gerações futuras algo documentado para que entendam os motivos que levaram o Município de Portimão a dar o nome de Francisco Sobral à Escola Básica da Mexilhoeira Grande, o que encheu de orgulho a família».

Pelas páginas desta edição, com chancela editorial da Arandis, é possível acompanhar o percurso de vida de José Francisco Sobral, desde a sua passagem pelo futebol enquanto jovem até à atividade cívica e política.

«Inicialmente previsto para ser lançado a 19 de Maio, data de nascimento do meu pai, a Covid-19 levou-nos a adiar esta apresentação para 17 de Setembro, quando a minha irmã festejará 40 anos», esclarece Ricardo Sobral.

Nascido a 16 de Maio de 1952, José Francisco Sobral Luís iniciou a sua atividade política em 1976 como presidente da Assembleia de Freguesia da Mexilhoeira Grande. Mais tarde, de Dezembro de 1982 a Dezembro de 1997, exerceu funções de presidente da Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande, altura em que assumiu o cargo de vereador da Câmara Municipal de Portimão, que desempenhou até Outubro de 2013.

Além destes cargos públicos, José Francisco Sobral exerceu também funções no conselho de administração da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão e nos corpos sociais de agremiações desportivas e recreativas, tais como o Mexilhoeira Grande Futebol Clube e a Sociedade Recreativa Figueirense.

 



Comentários

pub