Lagos e NOVA IMS assinam protocolo no âmbito das Cidades Inteligentes

Protocolo também se alarga ao setor do Turismo

Assinatura do protocolo

O município de Lagos e a NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, assinaram esta semana um protocolo de colaboração no âmbito das Cidades Inteligentes e do tratamento e gestão de dados, que se alarga também ao setor do Turismo.

Este acordo «insere-se numa lógica de promoção da vertente de cidades e comunidades sustentáveis, onde se busca a sustentabilidade, inclusão, resiliência e segurança nas múltiplas dimensões da inteligência urbana, com enfoque especial na emergência climática, num conceito de economia circular», diz a autarquia de Lagos.

O sector do Turismo será um dos enfoques desta iniciativa, «merecendo os dados por si gerados especial atenção».

O protocolo assinado entre as duas entidades cobre a colaboração em trabalhos de formação avançada na área das Cidades e Regiões Inteligentes (Smart Cities & Regions), tais como pós-doutoramentos, doutoramentos, mestrados, pós-graduações, projetos de licenciatura e outros.

Também implica a colaboração em projetos de investigação e desenvolvimento, bem como em atividades de transferência de conhecimento nesta área e ações e eventos de divulgação e sensibilização, no âmbito da iniciativa NOVA Cidade, da Nova IMS.

«Os municípios são estruturas chave no acompanhamento das cidades, nomeadamente por serem as entidades públicas mais próximas das populações, o que tem reflexo no planeamento urbanístico e social», refere Hugo Pereira, presidente da Câmara de Lagos.

«Só mediante uma estreita colaboração entre o mundo universitário, os municípios e as comunidades intermunicipais podemos garantir uma evolução significativa dos vários contextos urbanos, sendo esta colaboração um objetivo estratégico para a garantia da competitividade do nosso município, num mundo que se digitaliza e promove a transição energética a passo acelerado», explica.

Já para Miguel de Castro Neto, subdiretor da NOVA IMS e coordenador da NOVA Cidade, «é muito importante que os municípios pensem a sua estratégia, mas também é muito importante que olhem para diferentes escalas territoriais, como é que elas se podem articular de uma forma virtuosa para conseguirmos explorar o potencial da transformação digital e construir novas abordagens».

«A NOVA IMS é uma escola com responsabilidade e tradição no setor da Inovação & Desenvolvimento em Portugal, nomeadamente no espaço da gestão de informação, sistemas e tecnologias de informação, cabendo-lhe um papel relevante na criação de mais-valias, que promovam a consolidação de conhecimento teórico e prático na nossa sociedade».

«Isso é feito através da aplicação de tecnologias e abordagens analíticas, mas também importa imaginar a estratégia, envolver os cidadãos e construir um road map que nos permita chegar ao conceito de cidade inteligente e sustentável, e a Câmara de Lagos será um ótimo parceiro neste processo», defende Miguel de Castro Neto.

Ambas as entidades acreditam que «a verdadeira inteligência urbana apenas acontece quando quem governa o território for capaz de estabelecer estratégias que conduzem à construção da cidade como plataforma, criando as condições necessárias e suficientes para, tirando partido da gestão da informação e da ciência dos dados alavancada no big data, alterar radicalmente o paradigma de planeamento e gestão das nossas cidades e vilas», realça a autarquia de Lagos.

Este acordo «visa também manter o município informado sobre os projetos, tecnologias e produtos que a NOVA IMS vier a desenvolver na área, procurando aprofundar uma parceria em áreas técnico-científicas no âmbito de atuação deste protocolo», conclui.



Comentários

pub