Lagoa vai ter uma “Ementa Única” para os refeitórios escolares

Iniciativa será aplicada a partir do início do próximo ano letivo

Lagoa vai lançar uma ementa única para todos os refeitórios escolares, com o objetivo de promover uma alimentação saudável para todas as escolas do concelho, anunciou o município esta terça-feira, 7 de Setembro.

Integrado no CRESCER+, o projeto “Ementa Única” foi criado para desenvolver «hábitos saudáveis nas crianças ao trabalhar as áreas da alimentação saudável e da atividade física», começa por dizer a autarquia de Lagoa numa nota enviada às redações.

Com a criação da “Ementa Única” «pretende-se consolidar o trabalho que já tem vindo a ser feito nas cantinas escolares, com a oferta de refeições saudáveis e equilibradas, mas também aumentar a qualidade dessa oferta estendendo-a às cantinas das Instituições Particulares de Solidariedade Social, desde o berçário até ao jardim de infância».

Propõe-se a «estimular a ingestão dos alimentos da época», nomeadamente frutas e vegetais e preferencialmente alimentos regionais, «em consonância com a filosofia de sustentabilidade e defesa da cultura, preconizada pela alimentação mediterrânica», salienta a autarquia.

«Exigência, qualidade e amor são as palavras chave deste projeto que desejamos que seja uma mais valia para o crescimento e desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes», realça Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa.

«É fundamental para o desenvolvimento das nossas crianças e jovens termos, cada vez mais, um concelho ativo e saudável”, considera ainda o autarca.

A apresentação desta ementa decorreu na passada quarta-feira, 2 de Setembro, e será aplicada a partir do início do próximo ano letivo em todos os refeitórios escolares dos estabelecimentos de ensino público do concelho de Lagoa.

«A ementa que a escola disponibiliza deve cada vez mais ser encarada como um modo de comunicar estas temáticas com as crianças e adolescentes, mostrando-lhes que comer saudável é comer bem e é comer bom», conclui o município.

 



Comentários

pub