Lagoa dedica oficina às traças e borboletas noturnas do Sítio das Fontes

Serão montadas armadilhas para capturar exemplares destes insetos

Uma oficina de traças e borboletas noturnas vai dar a conhecer estes insetos, as suas caraterísticas e a grande variedade de espécies existentes, amanhã, dia 15, às 21h00, no anfiteatro do Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Lagoa.

A Sociedade Portuguesa de Ecologia (Speco) e a associação A Rocha juntaram-se para promover esta oficina, por ocasião das comemorações do Ecology Day, com o objetivo de «dar a conhecer os lepidópteros noturnos da nossa fauna», capacitando os participantes «com conhecimentos acerca da biologia e identificação das diferentes espécies e sua conservação», segundo a Câmara de Lagoa.

No decorrer da oficina, «será realizada a captura de borboletas noturnas, com utilização de armadilhas próprias, e sua posterior identificação com a utilização de guias apropriados para o efeito».

A ação é dirigida a famílias, estudantes, professores, profissionais ligados à área do Ambiente e  ao público em geral.

Os interessados devem inscrever-se preenchendo o formulário disponível neste link.

 

Programa:

21h00 – Colocação das armadilhas de captura das borboletas noturnas e explicação sobre o seu funcionamento.

21h15 – Aspetos gerais da Biologia e Ecologia das borboletas noturnas; curiosidades. Breve explicação sobre este grupo de insetos e a sua importância nos ecossistemas; anatomia, fisiologia e aspetos relacionados com a reprodução e ciclo de vida; curiosidades.

22h00 às 22h30 – Verificação das armadilhas. Recolha das borboletas capturadas.

22h30 às 23h00 – Identificação dos exemplares capturados com a utilização de guias apropriados. Questões e observações finais.

 

Comentários

pub