LAC começa este sábado a celebrar os seus 25 anos de artes e criatividade na antiga cadeia de Lagos

Exposição do acervo e sessão com Xana, a falar sobre «O LAC e as Artes Plásticas», marcam abertura das comemorações, já no sábado

E, de repente, já se passaram 25 anos – aliás, 26… – desde que a antiga Cadeia de Lagos se transformou no Laboratório de Actividades Criativas (LAC). Para assinalar esse aniversário especial, o LAC propõe uma programação eclética a partir deste corrente mês de Setembro e até Junho do próximo ano.

A programação arranca já este sábado (11 de Setembro), na sede do LAC, com a abertura da Exposição Acervo LAC I, «onde mensalmente estarão patentes diferentes obras de artistas que participaram nos diferentes projetos desenvolvidos pela associação».

Haverá ainda as sessões do Programa Conhecimento, que se irão estender até final de Outubro, começando já no próximo sábado, com o artista plástico Xana, a falar sobre «O LAC e as Artes Plásticas», continuando, a 18 de Setembro, com o arquiteto Frederico Mendes Paula (Património), a 2 de Outubro, com o historiador de arte e curador João Pinharanda (Lagos e as Artes), e depois, a 16 e 30 do mesmo mês, tendo com temas a Arte Urbana e a Música, com convidados a anunciar em breve. Todas as sessões estão marcadas para as 18h00.

Nuno Pereira, responsável pelo LAC, recorda que o Laboratório de Actividades Criativas «assinalou, em 2020, 25 anos de existência», mas a programação «foi interrompida pela atual situação de pandemia». Por isso, o que se pretende agora é «retomar a programação que foi concebida de modo a refletir a ação da Associação e respetivos impactos nas comunidades de um modo geral e, de um modo mais particular, nas comunidades artísticas, bem como nas comunidades escolares».

Para isso foi desenhada uma programação que tem «dois importantes eixos: a promoção e divulgação da atividade do LAC e dos artistas/projetos em residência e do seu acervo, através da realização de exposições, concertos, programação on-line», bem como «um Programa de Conhecimento, contando com a participação de especialistas convidados das várias áreas artísticas».

A participação presencial nos eventos será limitada devido às restrições atuais, pelo que será necessário confirmar a presença através do email [email protected]

Todas as sessões serão igualmente transmitidas em direto, através da página facebook do LAC.

O LAC – Laboratório de Actividades Criativas é uma Associação Cultural, constituída em 1995, sedeada na antiga Cadeia de Lagos. Desenvolve a sua ação nos domínios da Criação, através da realização de residências artísticas, da Programação, através da realização de concertos, exposições, apresentações e palestras, e da Formação de Públicos, através da realização de workshops para a comunidade em geral e para as escolas em particular.

Desenvolve ainda diversos projetos de âmbito internacional, como é o caso ART URb – Artistas Unidos em Residência, ROOTS e CONTESTED DESIRES.

O LAC é uma estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/DGArtes e pelo Município de Lagos.

 

 

 



Comentários

pub