Isilda Gomes: «Esta foi a vitória mais saborosa»

Retoma da economia, apoio às famílias e habitação são áreas prioritárias

«Esta foi, das três campanhas que já fiz, de longe a mais difícil, mas esta foi também a vitória mais saborosa!». É assim que a reeleita Isilda Gomes classifica a maioria absoluta que o PS alcançou este domingo, nas Eleições Autárquicas, em Portimão.

Fazendo as contas, os socialistas até perderam 290 votos em relação às eleições de 2017, assim como baixaram a sua percentagem de votação de 44,56%, há quatro anos, para 39,88%, agora. Mas, na prática, mesmo tendo a Câmara aumentado de sete vereadores para nove vereadores, o PS manteve a maioria absoluta, conseguindo cinco dos nove mandatos.

A seguir, ficou a candidatura da coligação liderada pelo PSD, que tinha em Rui André o cabeça de lista, que conseguiu dois lugares na vereação, mas também diminuiu a percentagem e o número de votos.

Os restantes dois lugares foram ganhos pela candidatura da coligação liderada pelo CDS, com Luís Carito como candidato, e pelo Chega, que também conseguiu um mandato.

A reeleita presidente da Câmara de Portimão defendeu que o bom resultado obtido pelo PS foi o resultado de «uma campanha tranquila, pela verdade, transparente, que não foi feita contra ninguém».

Entre as prioridades para o seu terceiro e último mandato, Isilda Gomes começa por escolher o apoio à «retoma económica e social, às famílias e às empresas no pós-Covid».

Depois, anunciou que vai ser posto «em prática todo um conjunto de obras emblemáticas – umas já lançadas, outras em vias disso».

A autarca considera ainda que «Portimão tem necessidade de mudar a sua face, de apostar nos jardins, nas praças, nas ruas. Tem necessidade de criar mais áreas verdes e desportivas, onde a população possa estar. Também precisamos de virar mais a cidade ao mar e ao rio».

«Grande área» escolhida pela presidente da Câmara é igualmente a da habitação, que considera «determinante», até para fixar famílias e trabalhadores.

Por último, além da Educação e da Saúde, Isilda Gomes sublinhou a retoma do apoio ao movimento associativo do concelho, que precisa de «voltar à pujança que tinha antes da pandemia».

 



Comentários

pub