Incêndio de Castro Marim provocou prejuízos de 2,3 milhões de euros

Contas foram feitas pelo Ministério da Agricultura

Incêndio de Castro Marim – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

O incêndio que deflagrou em Castro Marim, e que se alastrou aos concelhos vizinhos de Tavira e Vila Real de Santo António, em Agosto, provocou prejuízos de cerca de 2,3 milhões de euros, anunciou esta segunda-feira, 20 de Setembro, o Ministério da Agricultura.

Segundo a TSF, o Ministério da Agricultura recebeu registos de 128 produtores que ficaram afetados pelo incêndio, apesar das contas ainda não estarem totalmente fechadas.

Rui Martinho, secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, adiantou a esta rádio que o Governo já entregou «19 mil quilos de alimentação animal a vários criadores» e que também «está em curso a distribuição de açúcar para ajudar à alimentação das abelhas».

De acordo com o governante, será ainda feita uma distribuição adicional de cerca de 37 toneladas de alimentos para os animais.

«De seguida, aguardamos que a época dos incêndios termine e, nessa altura, abrimos uma medida que é a reposição do potencial produtivo, para permitir que estes agricultores possam ser apoiados naquilo que é a componente do investimento», acrescentou Rui Martinho em declarações à TSF.

O Ministério da Agricultura anunciou também que vai abrir, no final da época de incêndios, o concurso para apoiar os produtores na reposição de material e instalações afetadas pelas chamas.

As culturas mais afetadas pelo incêndio de Castro Marim foram, na sua maioria, alfarrobeiras, pomares de citrinos, abacateiros e oliveiras.

 



Comentários

pub