Hospitality Education Awards premiam três Escolas de Hotelaria de Turismo algarvias

As escolas do Turismo de Portugal sediadas em Portimão, Faro e Vila Real de Santo António arrecadaram prémios em três das oito categorias em competição

As três Escolas de Hotelaria e Turismo algarvias conquistaram prémios nos Hospitality Education Awards, cujos galardões foram entregues esta segunda-feira, 27 de Setembro, no Estoril. 

As escolas do Turismo de Portugal sediadas em Portimão, Faro e Vila Real de Santo António arrecadaram prémios em três das oito categorias em competição: Melhor Carreira Jovem, Melhor Formador no Digital e Melhor Projeto Educacional.

«Arrojado e inovador», o projeto Clube de Ciência Viva da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António foi considerado o melhor de todos os projetos educacionais em concurso.

Durante o próximo ano letivo será criado um Clube de Ciência Viva dentro da escola, que irá desenvolver, entre outras atividades, o MED_LAB – Laboratório de atividades e experiências associadas à Dieta Mediterrânica.

Segundo Manuel Serra, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, «estes prémios são impulsos positivos para mais e melhor qualificação, melhoria da qualidade dos serviços, desenvolvimento económico e reconhecimento dos territórios».

Nesta edição dos Hospitality Education Awards foi lançada pela primeira vez a categoria Melhor Formador no Digital, tendo em conta o enquadramento da educação nos últimos dois anos.

Abílio Guerreiro, formador na área de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, foi o vencedor, depois de já ter conquistado no ano passado a distinção de Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional.

Este professor fez questão de alertar que as ferramentas digitais, só por si, não chegam para uma educação plena.

«Acredito na educação, acredito na era digital mas há algo que é insubstituível: as pessoas. A emoção também é necessária que passe para o outro lado do ecrã. As pessoas que estão do outro lado têm de sentir essa emoção, para que a nossa mensagem tenha êxito. O digital permite isso», disse.

De resto, vai ser criado, a partir deste ano letivo, um Laboratório Digital na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, localizada em Faro.

Este Centro de Recursos será apetrechado com os mais atuais equipamentos audiovisuais e ferramentas digitais, tendo em vista a produção de conteúdos formativos.

Com cinco anos de experiência enquanto formadora e um currículo já sólido na área de Restauração e Bebidas, Daniela Silvestre da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão venceu na categoria de Melhor Carreira Jovem.

Para a jovem formadora, é uma boa oportunidade de destacar o trabalho «menos visível» desenvolvido pelos profissionais.

«Este prémio representa o reconhecimento nacional do meu trabalho, tanto ao nível do front-office – aquilo que toda a gente vê e que pode comprovar através do produto final – mas também ao nível do back-office – o que está “por trás das câmaras”. O trabalho “invisível”, aquele que ninguém vê, tem de ser feito para que a apresentação final ao cliente seja perfeita», disse.

Os Hospitality Educations Awards, promovidos pela Associação Fórum Turismo, têm como objetivo dignificar as profissões nesta área e em simultâneo incentivar a formação de excelência, tendo em vista a resposta às necessidades do setor.

 



Comentários

pub