Helena Madeira faz soar a sua harpa em concerto na Igreja Matriz de Paderne

Concerto terá entrada gratuita mas limitada

A harpista Helena Madeira vai dar um concerto na Igreja Matriz de Paderne, a 1 de Outubro, Dia Internacional da Música, às 21h30, inserido na programação da primeira edição do Festival de Harpa do Algarve.

A harpista irá interpretar vários populares e religiosos de Alfonso X (1221-1284), D. Dinis (1291-1325), John Newton (1725-1807), Teodoro Cottrau (1827-1879), entre outros.

Helena Madeira, cantora e harpista residente no Algarve, licenciou-se em Antropologia e Língua Italiana, iniciou o estudo do canto lírico em 2004, e frequentou, a partir de 2007, o curso de Canto e Harpa no Conservatório Nacional em Lisboa.

Apesar de ter passado ainda pela Escola de Jazz do Hot Club, Helena Madeira define-se sobretudo como autodidata e numa constante busca de técnicas e influências, explorando o poder terapêutico da música e do movimento.

Foi vocalista da banda de world music MU, com a qual editou dois álbuns e assumiu a sua carreira a solo, tendo, em Fevereiro de 2020, editado já o seu segundo álbum de originais – Cenário Divergente – que é um regresso às raízes da música portuguesa, onde a harpa se coroou como rainha soberana na composição musical e que serve que nem uma luva a alma musical portuguesa.

O Festival é produzido pela associação cultural Ideias do Levante, em parceria com vários municípios do Algarve. Em cada edição, é proposta a recolha de donativos para auxiliar instituições sem fins lucrativos do Algarve na área de apoio social e humano.

A recolha de donativos, para a presente edição, de um modo geral, reverte para o SOS Oncológico, uma associação sem fins lucrativos, de âmbito regional (Algarve), que visa apoiar Doentes Oncológicos e seus Cuidadores.

SOS Oncológico
NIF 510 995 748
PT50 0045 7060 4026 3428 0357 3
www.sosoncologico.pt

Este evento é de participação gratuita e recomendado para maiores de 6 anos. Seguirá as recomendações da DGS – Direção Geral da Saúde, sendo necessário o levantamento de bilhete oferta em local a designar ou, no próprio dia do concerto, perto da hora, junto à entrada do espaço onde será realizado o concerto, se ainda houver bilhetes disponíveis.

Mais informações sobre os bilhetes poderão ser obtidas, mais perto da data, no site da Câmara Municipal de Albufeira. 

A Ideias do Levante é uma associação cultural, fundada a 27 de Abril de 1995, com sede em Lagoa e extensão em Portimão (Espaço Portas do Sol), com atividade em torno da formação, produção e promoção cultural, através de projetos regulares e pontuais, não só, na área das artes performativas, visuais e literárias, como também, na área da saúde e do bem-estar.

Esta produção, inserida no primeiro Festival de Harpa do Algarve, conta com o apoio das seguintes entidades: Município de Albufeira, Paróquia de Paderne, Solidó – Instrumentos Musicais, FFotografo Shop, Balance Café, Estorninho.biz, Photos4Life, Inforarte.

 
 
 



Comentários

pub