Há cinco candidatos à Câmara de Aljezur e dois deles já ocuparam a cadeira de presidente

Conheça os cabeças de lista aos órgãos autárquicos do concelho de Aljezur na infografia no fim do artigo

O atual presidente do município, um antigo detentor do cargo que volta à carga, um vereador da oposição, um autarca que viaja do Sul e um professor do ensino superior privado. Aljezur tem cinco candidatos à Câmara nas eleições de 26 de Setembro e a luta pelo poder, neste concelho da Costa Vicentina, promete ser interessante.

A José Gonçalves, do PS, que se recandidata ao cargo,  e a Hélder Cabrita, do PSD, também ele atual membro do executivo, mas na qualidade de vereador da oposição, juntam-se Manuel Marreiros, antigo presidente da Câmara eleito pelos socialistas, que avança agora como independente, Celso da Costa, atual autarca em Bensafrim (Lagos) que é o candidato da CDU, e Carlos Poupa, que marca a primeira candidatura de sempre do Chega a este município.

Apesar de o atual presidente da Câmara ser candidato a ficar na posição, o único dos pretendentes à “cadeira” que já foi eleito para este cargo não foi José Gonçalves, mas sim Manuel Marreiros, que se candidata pelo movimento independente “Renascer, R”.

Confuso?

É que o agora candidato independente presidiu ao executivo municipal entre 1989 e 2009, eleito primeiro nas listas da CDU e depois do PS. Manuel Marreiros foi sucedido no cargo por José Amarelinho, que foi eleito presidente da Câmara, pelo PS, nas eleições de 2009, de 2013 e de 2017.

No entanto, em 2018, José Amarelinho foi condenado à perda de mandato, num processo judicial  no qual foi igualmente arguido… Manuel Marreiros, também ele sancionado com a mesma pena. Nessa altura, José Gonçalves, que era o vice-presidente, assumiu as rédeas da Câmara Municipal de Aljezur.

Na verdade, José Gonçalves é um dos sete atuais presidentes de Câmara, dos 16 do Algarve, que está nesta situação de, como diz o povo, ter “ficado com o menino nos braços” no decorrer do mandato, para substituir o presidente eleito.

Este número recorde de vice-presidentes que acabam o mandato na cadeira do poder acontece por diversas razões, uma delas bem trágica, a morte de Carlos Silva e Sousa (Albufeira), mas também por opção dos presidentes eleitos em 2017 ou por questões judiciais.

Mas estas situações não são para abordar aqui, mas sim noutros artigos desta série, em que o Sul Informação vai analisar e divulgar as candidaturas aos 16 concelhos do Algarve, uma a uma.

 

Aljezur

 

Voltando a Aljezur, a CDU, a segunda força mais votada em 2017, neste concelho, e que elegeu um vereador, optou por apresentar um novo candidato, Celso da Costa.

O cabeça de lista dos comunistas a Aljezur nas eleições de 26 de Setembro é atualmente membro da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Bensafrim e Barão de São João e da Assembleia Municipal de Lagos.

O PSD, por seu lado, aposta na continuidade, escolhendo o mesmo cabeça de lista de 2017, também ele eleito como vereador: Hélder Cabrita.

O Chega, que se apresenta pela primeira vez a eleições nas Autárquicas, avança com a candidatura de Carlos Poupa, professor universitário e investigador.

Quanto à Assembleia Municipal, todos os partidos, menos o Chega, apresentam listas.

Carla Costa (CDU), Manuel Santinho (PS), Victor Vicente (PSD) e Zita Glória (Movimento Renascer, R) são os diferentes cabeça de lista à Assembleia Municipal.

No que toca às Assembleias de Freguesia do concelho, em duas delas (Aljezur e Bordeira) há candidatos destas quatro forças políticas. Nas outras duas (Odeceixe e Rogil), o PSD não apresenta candidatura (ver a infografia).

Nas últimas eleições autárquicas, disputadas a 1 de Outubro de 2017, o PS venceu a Câmara com 58.63% (1515 votos), garantindo a maioria absoluta e elegendo três vereadores. A CDU obteve 18,73% (484 votos, um vereador) e a coligação PSD/CDS-PP/MPT obteve 16,52% (427 votos, um vereador).

Votaram 2584 munícipes aljezurenses, num universo de 4274 inscritos, o que corresponde a 60,46% do total (a abstenção foi de 39,54%).
 

 

 



Comentários

pub