Governo decreta três dias de luto pela morte do Presidente Sampaio

Detalhes das cerimónias fúnebres serão divulgados em breve

O Conselho de Ministros vai decretar luto nacional pelo período de três dias, a partir de amanhã até segunda-feira, pela morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, acaba de anunciar o primeiro ministro António Costa.

Em contacto com a família, «serão ainda hoje anunciadas as datas, horários e locais das cerimónias fúnebres» de Sampaio.

Numa comunicação ao país, feita há pouco, na residência oficial em São Bento, o primeiro-ministro começou por dirigir uma palavra “de tristeza e de pena” à família, amigos e ao PS. Sobre Jorge Sampaio, António Costa destacou o “sentido cívico” que teve no exercício das suas funções, “desde a luta estudantil, à plataforma internacional que criou para os refugiados sírios”.

Destacou igualmente o antigo Presidente da República como exemplo de “liberdade” e “verticalidade que prestigiou a vida política nacional”.

António Costa acrescentou que “Jorge Sampaio exerceu as suas funções políticas com o mesmo sentido cívico de militância e convicção com que, em 1962, assumiu a liderança do movimento estudantil de combate à ditadura e nos últimos anos, já não tendo nenhuma função oficial, assumiu o encargo de lançar uma grande plataforma internacional para que os refugiados sírios pudessem prosseguir os seus estudos universitários”. Tais projetos, sublinhou o primeiro ministro, “foram sempre só mais uma forma de exercer a sua cidadania”.

 

 



Comentários

pub