GNR, Cáritas e Centro de Emprego juntam-se a núcleo de apoio aos sem-abrigo de Faro

O Núcleo e Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo de Faro é tido como exemplo de boas práticas

Foto: Flávio Costa | Sul Informação

A GNR, a Cáritas Diocesana do Algarve e o Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro do IEFP juntaram-se, no passado dia 9 de Setembro, ao Núcleo de Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo (NPISA) de Faro.

Durante a cerimónia de adesão dos novos parceiros, foram apresentadas duas iniciativas que se encontram a funcionar – o projeto TMN – Tua, Minha, Nossa, que está a ser desenvolvido pelo MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da SIDA, e tem como objetivo a inserção de pessoas em situação de sem abrigo na sociedade.

Durante o seu ainda curto período de existência, já passaram pelos dois apartamentos partilhados, promovidos por esta iniciativa, um total de 18 utentes, sendo que seis utentes já foram integrados na sociedade.

Quanto ao projeto “Legos”, uma parceria com o GATO, MAPS, CASA, APF, GRATO, tem como objetivo a inserção de pessoas em situação de sem abrigo, em conjunto com a rede de parceiros existente, promover a implementação do modelo de intervenção integrado de todos os agentes que, no respetivo concelho, atuam com e para a população em situação de sem abrigo.

A candidatura em curso refere-se ao projeto “Porta Xis1” apresentado pela associação MAPS -Movimento de Apoio à Problemática da Sida em parceria com o com a Associação Xis – Grupo para a Promoção e Proteção LGBTI e com o Município de Faro.

O objetivo é a celebração de protocolo para o funcionamento de apartamentos partilhados para pessoas LGBTIQ + em situação de sem abrigo.

O Núcleo e Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo de Faro é tido como exemplo de boas práticas no seu funcionamento e intervenção em função da problemática das Pessoas em situação de sem-abrigo.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, diz que «este modelo de intervenção visa um acompanhamento de proximidade que assenta numa premissa de qualificação e rentabilização de recursos humanos e financeiros, estando demonstrada a sua importância e utilidade, face aos resultados apresentados».

Com a adesão dos novos parceiros, a rede passa a contar com as seguintes entidades: Município de Faro, União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), Comando Distrital de Faro – Polícia de Segurança Pública, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – Direção Regional do Algarve
Instituto de Segurança Social, IP- Centro Distrital de Faro, Grupo de Ajuda a Toxicodependentes, Movimento de Apoio à Problemática da Sida, Santa Casa da Misericórdia de Faro, Fábrica da Igreja de São Pedro de Faro, Fábrica da Igreja da Paróquia de São Luís, Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Administração Regional de Saúde do Algarve, Centro de Apoio aos Sem-Abrigo, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Faro-Loulé, Rede Europeia Anti Pobreza, Cáritas Diocesana do Algarve, Guarda Nacional Republicana de Faro Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Comentários

pub