“Finitor Polaris” é a nova escultura de Armação de Pêra

Obra é da autoria da artista Karine Pierre Vikre

O município de Silves vai inaugurar esta quinta-feira, 2 de Setembro, às 17h00, a escultura “Finitor Polaris”, da autoria da artista Karine Pierre Vikre, instalada no Jardim do Antigo Minigolfe, na Avenida Beira-Mar, em Armação de Pêra, numa iniciativa integrada nas comemorações do Dia do Município.

Trata-se de «uma escultura sonora que pretende criar a junção de instrumento náutico (quadrante) com instrumento musical (harpa), formando, assim, um quadrante sonoro», diz a autarquia de Silves numa nota enviada às redações.

A sua designação é originária do latim, sendo «”Finitor” o horizonte e “Polaris” a estrela polar».

A peça escultórica representa «um quadrante, instrumento náutico de navegação, com 3,15 metros de altura por 3,16 metros de comprimento, realizada essencialmente em ferro, com tubos quadrados ocos, uma chapa de ferro e dez cabos de aço galvanizado», explica o município.

A escolha do local de implementação resultou de investigação efetuada sobre a Epopeia das Descobertas, presente na História de Portugal através das grandes aventuras marítimas.

«A participação de Silves na primeira globalização da sociedade humana, deu-se em 1266, quando D. Afonso III concede o foral Afonsino a Silves».

Nos séculos seguintes a cidade assumiu relevância acentuada na expansão marítima, realçando-se «a visita do Infante D. Henrique à cidade no ano de 1457, na qualidade de alcaide-mor, na qual residiu, antes de se mudar para Lagos e depois para Sagres».

«Desta cidade é natural o navegador Diogo de Silves (século XV), descobridor da Ilha de Santa Maria e da Ilha de São Miguel, nos Açores, no ano de 1427. Armação de Pêra surge dentro do concelho de Silves».

Devido à «inexistência de documentos comprovativos das suas origens», os historiadores são unânimes num ponto fundamental: «a ligação profunda de Armação de Pêra ao mar», conclui a autarquia.

 



Comentários

pub