Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza começa esta semana em Sagres

Este festival é o «maior evento de natureza e das aves em Portugal»

O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, em Sagres, começa esta sexta-feira, 1 de Outubro, com mais de 250 atividades, desde sessões para observar aves e golfinhos até workshops de fotografia, passando por showcooking e desafios para crianças, muitas delas gratuitas, a decorrer até dia 5.

Com a cegonha-preta como cabeça de cartaz da edição deste ano, o projeto “Birds on the Move” dará a conhecer o dia-a-dia desta ave emblemática.

Para os mais novos, além das habituais atividades de descoberta da natureza, haverá um conjunto de atividades em torno do livro “Os Aventureiros e os Piratas da Falésia”, de Isabel Ricardo, cuja história se desenrola no Festival. Haverá ainda espaço para peddy-papers e sessões de contos baseados nesta aventura.

Outra das apostas fortes este ano é a fotografia em que Diogo Oliveira Photography, em parceria com a SONY, vai oferecer dezenas de workshops gratuitos que vão desde a Astrofotografia a “Como fotografar num hydrohide”.

Como vem sendo habitual neste Festival, a natureza e cultura andam de braço dado: Ricardo Soares e apicultores darão a conhecer a história de Sagres através da história do mel, haverá caminhadas dedicadas à arqueologia, cultura, geologia, flora e insetos, e até uma tertúlia “Aves & vinho”.

Para explorar a ligação entre os pescadores, os consumidores e a conservação da natureza, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) deliciará todos os participantes com um showcooking, fará uma visita guiada à lota, e terá uma conversa sobre pescadores e aves.

 

Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza

 

Nesta 12ª edição do evento não irão faltar as saídas de barco para observar aves e golfinhos, as sessões de anilhagem de aves e os workshops de construção de caixas-ninho e comedouros para aves. Haverá também tempo para a devolução à natureza de uma ave reabilitada pelo RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens.

O programa completo pode ser consultado online, e ainda é possível inscrever-se presencialmente a partir de 1 de Outubro, no Forte do Beliche.

Os interessados apenas têm que aparecer, recolher a sua pulseira e selecionar com ajuda do staff as atividades em que querem participar.

As novidades do festival podem ser encontradas no site, no Facebook ou no Instagram.

O festival é organizado pela Câmara de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem, e tem como patrocinadores a Ventient Energy e o Intermarché de Sagres.

 



Comentários

pub