Faro já tem novo mapa turístico que «é peça artística para guardar»

O mapa é da autoria de Sofia Morais, contando com textos de Luís Correia Carmelo – em português e em inglês

Daniel Garcia e Toma Svazaite – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Há o Teatro Lethes, a Sé, o Museu, a Ermida Nossa Senhora do Alto, a Alameda e o Mercado. Faro tem um novo mapa ilustrado que, além de dar a conhecer alguns dos pontos de interesse da cidade, «é uma peça artística para se guardar». 

No total, este mapa reúne 17 locais, definidos tendo por base três critérios: arte e cultura, património e lifestyle. 

A ideia partiu do projeto Open Studios e, depois do trabalho ter começado em Fevereiro, o mapa foi apresentado oficialmente a 7 de Setembro, feriado municipal de Faro.

Ao Sul Informação, Daniela Garcia, uma das mentoras, explicou que este «não é um mapa turístico» como estamos habituados a conhecer.

«É, sim, uma visão de Faro, artística, de alguns pontos de interesse. É um documento, mas também uma peça artística. No fundo, quisemos juntar os dois mundos», disse.

 

 

 

Com este mapa, o Open Studios dá «continuidade ao trabalho que tem vindo a fazer».

«Nós vamos tendo quase uma programação anual e esta iniciativa vem nessa sequência. Com o Open Studios, desenvolvemos essa ideia de rota e o mapa é mais um passo», explicou Daniela Garcia.

«Temos uma forte ligação a este roteiro dos estúdios, dos caminhos que se fazem e, com este mapa, tentamos dar uma nova ideia de cidade», acrescentou Toma Svazaite, outra das mentoras do projeto.

O mapa é da autoria de Sofia Morais, artista que conhece bem a capital algarvia, contando com textos de Luís Correia Carmelo – em português e em inglês.

Daniela Garcia é perentória: «estamos a colmatar uma falha porque este é um mapa que representa Faro. Eu, nas minhas viagens, gosto de guardar estas coisas e este mapa é um documento híbrido que é para guardar».

Quem o quiser comprar, pode fazê-lo na Galeria Gama Rama, na Rua do Prior, na Baixa de Faro. O preço é 7 euros.

 

 



Comentários

pub