Faro “ganha” rua a Sul da estação da CP e abre caminho para a nova doca de recreio

Além da gestão da rua, a Infraestruturas de Portugal vai ceder ao município um armazém na mesma zona

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

A Câmara de Faro vai “ganhar” uma estrada e um armazém «com mais de mil metros quadrados» na zona ribeirinha da cidade, ao abrigo de protocolos que vão ser assinados esta semana entre o município farense e a empresa Infraestruturas de Portugal, a pensar na futura doca e no projeto Quilómetro Cultural.

Na sequência de um dos acordos, a Câmara passa a ter jurisdição sobre a artéria que liga o Parque Ribeirinho ao lado Sul da estação de caminhos de ferro, uma via que será, no futuro, o principal acesso viário à nova doca de recreio exterior, que criará um espaço de fruição entre a linha férrea e a Ria Formosa.

«Esta rua não é municipal, é uma via gerida pela Infraestruturas de Portugal, que incorporou a antiga REFER, pelo que acaba por fazer parte da linha do caminho de ferro. Neste momento, está pronto para assinar um protocolo que transfere a gestão dessa rua para o município», revelou ao Sul Informação Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, à margem da sessão solene de comemoração do Dia do Município, esta terça-feira, dia 7.

«Desta forma, passamos a ter capacidade legal para intervir na estrada», ilustrou.

 

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Esta artéria está incluída num projeto há muito aguardado, que permitirá dar nova vida à zona ribeirinha da cidade, entre a passagem de nível junto ao Teatro das Figuras e o Largo de São Francisco.

Neste momento, decorre «a fase dos projetos de especialidade, uma vez que já temos a arquitetura aprovada», explicou o edil farense.

No que toca à construção de uma doca no lado da ria da linha férrea e à requalificação da zona a Sul da estação da CP, a Câmara também já recebeu «pareceres favoráveis do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, da Agência Portuguesa do Ambiente e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, que foi aquilo que levou mais tempo».

«Portanto, eu espero ter esses projetos de especialidades concluídos até ao final do ano, porque, a seguir, já temos autorização para lá intervir», disse Rogério Bacalhau.

Apesar de ainda ser necessário garantir financiamento, o presidente da Câmara de Faro espera ter «capacidade para lançar a obra em 2022».

 

Rogério Bacalhau – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Esta é uma peça de um puzzle mais amplo, que inclui um segundo projeto, encomendado a outro gabinete de arquitetura, de criação de um passadiço entre a futura doca exterior e o largo de São Francisco, bem como uma travessia aérea rodoviária junto ao Teatro, que permitirá suprimir a passagem de nível ali existente.

Este conjunto de projetos, anunciados há um ano, também contempla a supressão das travessias pedonais que existem na zona de intervenção.

«Nós vamos ter três passagens subterrâneas: uma junto ao Hotel Eva, uma nas Portas do Sol e outra no largo de São Francisco», resumiu o edil farense, salientando que isto permitirá «acabar com todas as passagens de nível».

Na mesma leva, o município de Faro e a Infraestruturas de Portugal vão protocolar a cedência do edifício «do armazém de mais de 1000 metros quadrados que fica do outro da linha em relação ao edifício principal da estação, no lado Sul».

Neste caso, trata-se de «um aluguer simbólico» e o objetivo é criar «um espaço de exposições, que, no fundo, é uma galeria de arte, que ficará afeta ao nosso museu, que a irá dinamizar».

Este novo espaço cultural será incluído no Quilómetro Cultural, outro projeto da Câmara de Faro que juntará várias estruturas culturais situadas entre o Teatro das Figuras e a Fábrica da Cerveja.

 

 

 



Comentários

pub