Faro entrega Prémio Nacional de Poesia a Manuel Alegre

Este prémio, que distinguiu a obra “Quando”, é uma iniciativa da Câmara de Faro

Manuel Alegre vai receber este sábado, 4 de Setembro, a partir das 16h00, o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, numa cerimónia na Biblioteca Municipal de Faro.

Este prémio, que distinguiu a obra “Quando”, é uma iniciativa da Câmara de Faro que conta com o alto patrocínio da Fundação Millennium BCP e os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, Universidade do Algarve, JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, EVA Senses Hotel e restaurante “Tertúlia Algarvia”.

O júri do prémio, constituído pelo poeta, crítico e professor Nuno Júdice, Carina Infante do Carmo, docente na Universidade do Algarve e pela jornalista e escritora Isabel Lucas, decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio a esta obra.

Trata-se «de um livro em que o poeta investe a sua longa experiência de escrita e, ao mesmo tempo, dá uma presença muito forte da subjetividade perdida no tempo atual, com as marcas da realidade que estamos a viver, mas transcendendo a circunstância através de uma escrita que rompe com os hábitos do poeta, sendo de sublinhar esta renovação de uma das vozes mais fortes da nossa poesia», diz o júri.

Além da leitura de poemas do autor premiado, por Homero Flor, a cerimónia de entrega deste prémio vai contar com a presença e intervenções de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, do presidente da Fundação Millennium BCP e embaixador António Monteiro e do poeta distinguido.

Comentários

pub