Exposição na EMARP celebra 70 anos de abastecimento público de água em Portimão

A exposição “Água Portimonense – 70 Anos de Abastecimento público” foi produzida internamente pelos diferentes setores da EMARP

Estação Elevatória da Figueira

A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) inaugura esta segunda-feira, 13 de Setembro, a exposição “Água Portimonense” que celebra 70 anos de abastecimento público nesta cidade. 

No ano em que assinala 20 anos de atividade e 70 anos de Serviços Municipalizados (1951–2021), dois marcos de incontornável importância para a história portimonense, a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão celebra as efemérides com esta mostra.

«A exposição oferece aos visitantes a oportunidade de percorrer a história da água Portimonense, até aos nossos dias, lembrando que a Vila Nova de Portimão era uma terra onde faltava água potável e que em tempos idos o seu abastecimento foi um grave problema, até 1901, altura em que entrou água no reservatório da Boavista, pela primeira vez», diz a EMARP.

Para além dos painéis informativos o núcleo expositivo contempla, como peça central, um motor a diesel, uma das peças que integrou o conjunto de maquinaria da Estação Elevatória da Figueira, que até aos anos 70 serviu a cidade.

A exposição “Água Portimonense – 70 Anos de Abastecimento público” foi produzida internamente, pelos diferentes setores da EMARP, e contou com o apoio do Museu de Portimão.

Esta mostra pode ser visitada a partir de hoje, dia 13 de Setembro, das 8h30 às 17h30, estando patente até ao dia 22 de Outubro, na área de atendimento.

 



Comentários

pub