Exposição coletiva «One Stop Away» na Galeria Trem prolongada até Outubro

Galeria situada na Vila-Adentro, em Faro

A exposição coletiva de pintura One Stop Away, em exibição na Galeria Municipal TREM, em Faro, foi prolongada até dia 2 de Outubro.

«Como a Galeria TREM deve o seu nome à proximidade da linha ferroviária por via da denominação da rua onde se situa, escolher One Stop Away para título desta coletiva de pintura foi decisão óbvia», explica a organização.

A mostra é organizada pela Artadentro em colaboração com o Museu Municipal de Faro, reunindo obras de artistas de Faro e de membros do grupo Olhão Painters.

One Stop Away, com pinturas de Ana André, Jeffrey Gaylord Carter, Jill Stott, Meinke Flessemane Vasco Vidigal, «exibe obras que abordam a paisagem por diferentes perspetivas: desde a pintura de plein-air, numa atualização da tradição pré-impressionista; a paisagem como tema/pretexto à exploração expressiva; a paisagem como o local de habitação; a paisagem como matéria de exploração pictórica; ou a paisagem alterada pela tecnologia».

«Qualquer que seja a perspetiva adotada, parece ser seguro afirmar — pelo menos em One Stop Away—, que o género paisagem, embora não de modo absoluto, continua a proporcionar ao artista a um tempo: um vasto campo de expressão artística e um raro espaço de reflexão e liberdade», acrescenta a organização.

Sobre os artistas:

Ana André (Faro, 1969). Estudou Pintura e Desenho entre 1991-97, no Ar.Co em Lisboa e, em 2016 completa a Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Algarve. Co-fundadora da Artadentro, em Faro, em 2003, desde então dirige esta associação juntamente com Vasco Vidigal. Exibe a sua obra desde 1995, individual e coletivamente, em Portugal e no estrangeiro.

Jeffrey Gaylord Carter (U.S.A., 1952), estuda na Boston University, School of Fine Arts e na Massachusetts College of Art and Design, em Boston, Massachusetts. Ensinou e dirigiu departamentos de arte em escolas de Boston e Pittsburgh nos U.S. A sua obra é exibida e está representada em coleções nos Estados Unidos, Canadá, Rússia e pela Europa.

Jill Stott (Inglaterra, 1959), estuda arte e design na Nelson and Colne College of Arts and Technology entre 1976 a 1978, e na Norwich University of the Arts, onde se gradua em 1981. Nos anos 80, dirigiu o departamento de fotografia do Norwich Arts Centre, onde ensina fotografia e faz curadoria de exposições. Estabelece-se no Algarve no início dos anos 90. Expõe regularmente desde 1982, e a sua obra integra coleções em Portugal e no estrangeiro.

Meinke Flesseman (Amesterdão, 1966), ainda criança passa a residir no Algarve donde, mais tarde, sai para estudar na Academia Ruud Wackers em Amsterdão. Estudou belas artes em Florença, Moscovo e, já de volta ao Alarve, participa no curso de arte contemporânea Mobile Home de Nuno Faria. As suas obras integram numerosas coleções em Portugal e no estrangeiro.

Vasco Vidigal (Lisboa, 1958), estudou na Sociedade Nacional de Belas Artes e no Ar.Co, em Lisboa, onde realizou o Programa de Estudos Completo desta escola. Em Faro, juntamente com Ana André e Manuel Rodrigues, funda a Artadentro em 2003. Expõe a sua obra em Portugal e no estrangeiro.

 

 
 



Comentários

pub