Do Barlavento ao Sotavento, municípios celebram Dia Internacional de Limpeza Costeira

Albufeira, Aljezur, Lagos, Loulé, Portimão, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António são os concelhos que terão iniciativas para celebrar esta efeméride

O Dia Internacional de Limpeza Costeira vai poder ser celebrado, este ano, entre 18 e 26 de Setembro, com ações de limpeza terrestres e subaquáticas em 17 iniciativas no Algarve, entre elas uma ação de limpeza em Armação de Pêra com a participação da bodyboarder Joana Schenker e de alunos do concelho de Silves.

Pelo terceiro ano consecutivo, as organizações portuguesas juntam-se para assinalar o Dia Internacional de Limpeza Costeira, respondendo ao desafio da Fundação Oceano Azul.

Estando previstas mais de 150 ações a nível nacional, 17 delas terão lugar no Algarve. Albufeira, Aljezur, Lagos, Loulé, Portimão, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António são os concelhos que terão iniciativas para celebrar esta efeméride.

Em Silves, na praia dos Pescadores de Armação de Pêra, a ação de limpeza costeira, planeada pelo município, irá contar com a participação da bodyboarder Joana Schenker (“Ocean Leader” da Fundação Oceano Azul) e de alunos de escolas participantes no programa “Educar para uma Geração Azul”.

Todas as limpezas costeiras e subaquáticas, que decorrerão a nível nacional, podem ser consultadas aqui.

Este ano, todas as iniciativas no âmbito das comemorações deste dia internacional integram a campanha #EUBeachCleanup, que agrega ações de limpeza por todo o mundo.

Uma das prioridade da Fundação Oceano Azul continua a ser «dar visibilidade ao trabalho das organizações que, ao longo de todo o ano, contribuem ativamente para o combate ao lixo marinho, um grave problema ambiental do planeta», refere a fundação numa nota de imprensa.

«Com esta iniciativa pretende-se continuar a mobilizar a sociedade civil, para uma maior consciência ambiental, alertando para a necessidade urgente de maior proteção do oceano».

Podem ainda aderir à iniciativa todas as organizações que assim o desejarem, tendo de registar as suas ações de limpeza no website da Fundação Oceano Azul.

Desde o início desta iniciativa, em 2019, já foram recolhidas 134 toneladas de lixo marinho em mais de 800 ações de limpeza costeira, as quais envolveram mais de 14 mil voluntários e 200 organizações.

 



Comentários

pub