DiVaM: Amatores in Situ, música na Fortaleza e open room animam monumentos em Setembro

8.ª edição do DiVaM tem como tema “Património, Comunidade e Inclusão”

Imagem: Daniel Matos

O DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve tem como propostas culturais para o mês de Setembro, uma conferência nas Ruínas Romanas de Milreu, um open room na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e um concerto ao entardecer na Fortaleza de Sagres.

O ciclo “Amatores in Situ – O Mundo Antigo visto por quem o ama” vai regressar às Ruínas Romanas de Milreu no dia 10 de Setembro, às 18h30, para aquela que será a sua 6ª edição.

Este é um ciclo de palestras promovido pela Cívis – Associação para o Aprofundamento da Cidadania, com a coordenação de Ana Isabel Soares e João Pedro Bernardes, da FCHS da Universidade do Algarve, e terá como tema da palestra de abertura: «Os Antigos de visita à literatura dos nossos dias», por Abel Neves (escritor)

«O autor fará uma apresentação da sua obra, debatendo a sua relevância literária e criativa no presente, nomeadamente através de encarnações poéticas e dramatúrgicas», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg).

A participação é gratuita mas sujeita a reserva/inscrição através do e-mail [email protected].

No dia seguinte, 11 de Setembro, vai realizar-se um open room na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, às 18h00, com a apresentação dos trabalhos realizados com a comunidade no âmbito do projeto “Em Campo | No Longe | No Perto”, da Cama – Associação Cultural.

A partir dos ateliers/residências, desenvolvidos por quatro artistas com a comunidade local, «foi construída uma coleção de instalações, a partir da recolha dos materiais trabalhados, ao longo dos workshops. Para além das pesquisas expostas, estarão também presentes dois dos artistas desta coleção, de maneira a poderem falar um pouco do seu processo individual e da experiência curatorial do “Em Campo | No Longe | No Perto”», explica a Direção Regional de Cultura do Algarve.

A participação é gratuita mas sujeita a reserva/inscrição para o e-mail [email protected] ou para os contactos 910 463 630 ou 963 579 289.

Já os “Concertos ao Entardecer” estão de volta à Fortaleza de Sagres e o primeiro estará a cargo de Luís Severo no dia 12 de Setembro, às 18h00, num projeto da Arquente – Associação Cultural.

«O jovem cantor e compositor escreve canções de amor, marcadas por metáforas luminosas e histórias do quotidiano, e teve o seu primeiro álbum “Cara d´Anjo”» salienta a DRCAlg.

Os “Concertos ao Entardecer” trazem ainda Evaya, no dia 19 de Setembro, e Junno, a 26.

Com entrada livre, os lugares estão sujeitos a reserva/inscrição através do e-mail [email protected].

A 8.ª edição do DiVaM tem como tema “Património, Comunidade e Inclusão”.

 



Comentários

pub