Caravela Vera Cruz atraca em Portimão e pode ser visitada gratuitamente

A partir da próxima terça-feira

A caravela Vera Cruz vai atracar na próxima terça-feira no cais Diogo de Silves, na zona ribeirinha de Portimão, onde poderá ser visitada de forma gratuita até dia 2 de Outubro.

Esta réplica de caravela, «o mais importante navio português do século XV», vai estar aberta a visitas gratuitas para escolas, associações e público em geral das 10h00 às 17h00, segundo a APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela, parceira do projeto transfronteiriço “Magallanes: Empreendedorismo das Indústrias Culturais e Criativas”, no âmbito do qual esta iniciativa se realiza.

No sábado, dia 2, a Vera Cruz só poderá ser visitada pelo público em geral.

«Trata-se de uma oportunidade única para visitar uma das embarcações mais importantes nas viagens portuguesas dos séculos XV e XVI e conhecer melhor as técnicas de navegação dos portugueses, as rotas comerciais e de exploração ou a vida a bordo das caravelas», acrescenta a associação.

Além de conhecer o navio, os visitantes podem desfrutar e atividades dinamizadas a bordo pelos parceiros do projeto, nomeadamente a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, a Direcção Regional de Cultura do Algarve, a Associação de Municípios do Algarve, a Cooperativa QRER e o Museu0.

A Vera Cruz chega a Portimão depois de já ter estado em Faro.

Esta réplica de caravela foi construída nos estaleiros de Vila do Conde, por ocasião dos 500 anos da descoberta do Brasil, e lançada no ano 2000.

O projeto transfronteiriço “Magallanes: Empreendedorismo das Indústrias Culturais e Criativas” é financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (INTERREG-POCTEP) e permitirá «o fomento destas indústrias no Algarve, com a criação de roteiros, centros e laboratórios, redes colaborativas» e, dessa forma, «expandir o tecido económico na área da cultura e das artes» na região.

O Magallanes_ICC arrancou em 2019 e «vai materializar-se na criação de vários espaços físicos de referência internacional onde, através de orientação e aconselhamento, o empreendedorismo, o surgimento de novas ideias e a implementação de empresas inovadoras de base tecnológica, cultural e criativa serão apoiados e promovidos no território transfronteiriço».

 

 

 



Comentários

pub