Covid-19: DGS diz que sucesso da vacinação antevê fim de fase pandémica

O médico especialista em saúde pública alertou para a necessidade de se manter a monitorização e vigilância epidemiológicas, apontando que os próximos Outono e Inverno trazem novos desafios

O médico de saúde pública Pedro Pinto Leite realçou esta quarta-feira, 16 de Setembro, que o «sucesso da vacinação» contra a covid-19 em Portugal antevê «provavelmente o fim de uma fase pandémica», mas alertou para a necessidade de continuar a vigilância epidemiológica.

Pedro Pinto Leite, responsável pelo tratamento de dados da pandemia da covid-19 na Direção-Geral da Saúde (DGS), falava na sessão de apresentação “Situação epidemiológica da covid-19 em Portugal”, na sede do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, em Lisboa.

Segundo o especialista, a «vacinação é um sucesso» que «provavelmente» antecipa o «fim de uma fase pandémica».

Justificando a importância da vacinação, Pedro Pinto Leite destacou que em cada cinco casos de covid-19 quatro não tinham vacinação completa e em cada 15 casos de internamento hospitalar, 14 não possuíam o esquema vacinal concluído.

O responsável da DGS realçou o decréscimo de vários indicadores epidemiológicos, como a incidência de contágios, a positividade (testes positivos ao novo coronavírus), internamentos hospitalares e mortalidade, que, neste último caso, está «abaixo do limiar» definido pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças.

Para o futuro, Pedro Pinto Leite projetou três cenários, sendo que o menos grave pressupõe uma imunidade média de três anos e sem variante do coronavírus SARS-CoV-2 de preocupação e o mais grave que implica a circulação de uma estirpe de preocupação, uma imunidade média inferior e um «nível de resposta de mitigação».

O médico especialista em saúde pública alertou para a necessidade de se manter a monitorização e vigilância epidemiológicas, apontando que os próximos Outono e Inverno trazem novos desafios, atendendo à baixa de temperaturas e a circulação de outros vírus respiratórios.

 

 



Comentários

pub