Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen regressa para mais uma edição

Trabalhos a concurso devem ser entregues até 26 de Fevereiro de 2022

1º Classificado Ilustração 2º Ciclo – A Menina do Mar e a Saudade na edição de 2021 do concurso

As autarquias de Loulé e Lagos, através das suas Bibliotecas (Sophia de Mello Breyner Andresen e Júlio Dantas), voltam a juntar-se para a 16ª edição do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen, «naquela que é já uma tradição na vida escolar algarvia», devendo os trabalhos a concurso ser entregues até ao dia 26 de Fevereiro de 2022.

A iniciativa tem como principal objetivo «incentivar para a leitura das obras de Sophia de Mello Breyner Andresen» e destina-se aos estudantes do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário ou equiparado, da região do Algarve.

São admitidos ao concurso trabalhos de poesia, prosa ou ensaio, em língua portuguesa, e ilustração (originais e inéditos até à data da decisão final), que incidam sobre a obra literária da autora, devendo os mesmos indicar a obra original sobre a qual refletem.

Os trabalhos apresentados terão que estar identificados com pseudónimo e ano de escolaridade do aluno e, se apresentar mais do que um trabalho a concurso, os pseudónimos devem ser diferentes para cada um deles.

Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 26 de Fevereiro de 2022, na Biblioteca Municipal de Loulé ou na Biblioteca Municipal de Lagos.

O júri será constituído por um representante de cada Câmara Municipal, da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da DGESTE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DSR-Algarve) e um autor convidado.

Este concurso tem uma periodicidade anual e a entrega de prémios, que decorre de forma rotativa, acontecerá nesta edição na Biblioteca de Loulé, a 23 de Abril de 2022.

Os prémios são entregues em cartões-oferta a levantar em livrarias locais, nos concelhos de Loulé ou Lagos.

O júri atribuirá quatro prémios a cada nível de escolaridade, dois por categoria – modalidade de Texto (poesia, prosa, ensaio) e modalidade de ilustração.

O 1º prémio terá direito a um cartão-oferta no valor 400 euros e um diploma de participação e o 2º prémio receberá um cartão-oferta no valor 200 euros e um diploma de participação.

Existe a possibilidade de atribuir menções honrosas em que será entregue livros e um diploma de participação.

Para as escolas frequentadas pelos alunos premiados são oferecidos livros, como contributo às Bibliotecas Escolares.

Para mais informações poderá contactar através dos emails: [email protected] ou [email protected]

 



Comentários

pub