Chef “algarvio” Hans Neuner em 50º lugar na lista exclusiva The Best Chef Awards

Os portugueses Henrique Sã Pessoa e José Avilez estão na lista

O Chef Hans Neuner, que exibe a sua mestria no restaurante Ocean, no Vila Vita Parc Resort & Spa, em Alporchinhos (Lagoa), está agora na 50ª posição entre os melhores chefs do mundo, segundo os prémios atribuídos esta semana na Gala dos The Best Chef Awards, em Amesterdão, um dos mais prestigiados eventos do mundo gastronómico. Trata-se de um salto considerável relativo à classificação 69 obtida no ano passado.

A viver no Algarve há mais de treze anos, o chef austríaco dá asas à sua paixão pela gastronomia portuguesa, no restaurante Ocean, que tens duas estrelas Michelin, este ano com o menu “Rota das Ilhas” onde redescobre a cozinha das ilhas dos Açores, Madeira e São Tomé e toda a influência que reúne dos tempos dos Descobrimentos. Este menu é uma continuação do menu de 2020, em que, após uma viagem de Norte a Sul do país, trabalhou a riqueza gastronómica de várias regiões do país e dos seus ingredientes.

Nestes mesmos prémios, o chef português Henrique Sá Pessoa ficou em 38º lugar entre os 100 melhores. Sã Pessoa é responsável pelas duas estrelas no seu restaurante Alma, em Lisboa.

O chef português acaba de inaugurar o seu novo restaurante Arca em Amesterdão. Na edição de 2020 Sá Pessoa não figurava sequer na lista.

Henrique Sá Pessoa recebeu ainda o Prémio de nova entrada para o melhor chef desenvolvido pelo Le Nouveau Chef , galardão da categoria que homenageia o chef que obtiver a classificação mais elevada entre todos os novos candidatos.

Por sua vez, o chef José Avillez ficou em 44º lugar entre os 100 melhores do mundo. Na edição anterior, o chef responsável pelo restaurante Belcanto – com duas estrelas Michelin – tinha obtido o 70º lugar.

O título de melhor chef do mundo foi para o espanhol Dabiz Munoz, que está à frente do restaurante DiverXo, em Madrid, Espanha. A melhor chef do mundo foi para Ana Rós, da Eslovénia, na 7º lugar do ranking.

Já na sua quinta edição, os The Best Chef Awards celebram os chefs de talento que criam as melhores experiências gastronómicas por todo o mundo. Ao distinguirem pessoas cuja experiência, paixão e determinação as leva a alcançar o sucesso, os prémios The Best Chef pretendem, desta forma, inspirar as gerações mais jovens de chefs.

Com o mantra “keep it simple“, o menu sazonal de Hans Neuner é tecnicamente perfeito e certeiro, demonstrando um impressionante e distinto toque leve.
Hans orgulha-se da sua cozinha moderna, fresca e individual, de assinatura local, com um grande foco no peixe e marisco do oceano Atlântico, na fruta, vegetais, carne e vinhos do coração de Portugal.

O chef austríaco trabalhou em hotéis de referência, como o Carlton, em St. Moritz, o Dorchester, em Londres, ou o Tristan, em Maiorca, antes de se juntar ao seu mentor, Karlheinz Hauser, na Alemanha.

Com o objetivo de atingir o reconhecimento por mérito próprio, veio para o Vila Vita Parc, como chef executivo do Ocean. A primeira estrela chegou em 2009, a segunda, em 2011, tornando-se o segundo restaurante em Portugal a conseguir o feito.

 

 

 



Comentários

pub