Castro Marim celebra Semana do Idoso com sunset, tarde no spa e caminhadas

Todas as atividades são gratuitas, mas com inscrições obrigatórias

Um sunset, uma tarde num spa salino, caminhadas e rastreios de saúde. A Associação Odiana vai celebrar, de 27 de Setembro a 1 de Outubro, a Semana do Idoso, em Castro Marim.

Trata-se de mais uma iniciativa de proximidade do projeto “Castro Marim (Com) Vida”, que pretende promover a autonomia da população idosa, combater o isolamento, mas, sobretudo, «quebrar a inibição e o isolamento social dos idosos (agravado pelas restrições pandémicas), com um conjunto diversificado de dinâmicas socioculturais», explica a Odiana.

O calendário da iniciativa começa no dia 27 com os “Retratos Com Vida”, uma fotorreportagem itinerante nas localidades mais isoladas e com alguns “mimos” para os participantes.

No dia 28 haverá “Sunset no passadiço”: uma caminhada nesta infraestrutura da praia de Altura,. Quarta-feira, 29, o dia é dedicado ao coração, com direito a rastreio cardiovascular e mais uma caminhada nas praias do concelho.

Já na quinta-feira (30) haverá lugar a uma tarde no spa salino, com direito a ioga e banhos nas salinas.

«Dia 1 de Outubro, e em comemoração do Dia Internacional do Idoso, estão a ser feitos preparativos para o convívio de encerramento, onde se esperam muitas surpresas», adianta a Odiana.

Todas as atividades são gratuitas, mas com inscrições obrigatórias através do telefone 281531 171. A lotação é limitada ao espaço existente e é obrigatório o uso de máscara.

A iniciativa conta com a colaboração da Universidade do Algarve, nos rastreios cardiovasculares, e com a colaboração do projeto «Volta ao Monte» que através das caminhadas pretende atenuar a inatividade física e mental dos idosos.

Esta é uma atividade que se enquadra na atividade 6 «Sénior Ativo», do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida», promovido pelo Município de Castro Marim e coordenado pela associação Odiana, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

 



Comentários

pub