Castelo de Alferce já pertence à Câmara Municipal de Monchique

Terreno custou 25 mil euros, valor obtido depois de avaliação oficial

A jurista da Câmara de Monchique, o presidente, Diamantino Augusto e o arqueólogo Fábio Capela – Foto DR

Os 6 hectares do sítio arqueológico do Castelo de Alferce pertencem, desde esta segunda-feira, 6 de Setembro, à Câmara Municipal de Monchique, depois de a escritura de compra com o anterior proprietário, Diamantino Augusto, ter sido feita hoje.

São 59.120 metros quadrados de terras no alto do cerro onde se situam as ruínas da estrutura fortificada, no sítio da Portela da Pedra Branca, que, além de vestígios arqueológicos, tem ainda muitos sobreiros, alguns eucaliptos e outras árvores. O terreno custou 25 mil euros, valor apurado após avaliação oficial.

A notícia foi dada pelo ainda presidente da Câmara de Monchique na sua página pessoas de Facebook: «fizemos hoje a escritura deste importante terreno, onde estamos a desenvolver uma intervenção de estudo e valorização deste sítio arqueológico que, agora, tem tudo para seguir em frente».

Assinatura do contrato de compra e venda, entre a Câmara de Monchique e Diamantino Augusto – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O autarca agradece ao «Sr. Diamantino, ex-proprietário que soube sempre pôr o interesse coletivo acima do seu interesse pessoal e material».

A terminar o seu post, Rui André sublinha que «o nosso arqueólogo municipal tem agora todas as condições para prosseguir as escavações sem qualquer entrave futuro».

O contrato de Compra e Venda tinha sido assinado no dia 29 de Julho, no cerro do Castelo de Alferce, como o Sul Informação então noticiou em exclusivo.

A compra de grande parte dos 9 hectares classificados por parte da Câmara de Monchique cria maiores condições para a concretização e aprofundamento dos projetos de investigação e valorização daquele sítio arqueológico, já em curso.

 

 

Comentários

pub