Cantora algarvia Susana Travassos participa em festival dedicado às mulheres no Cairo

Susana Travassos e Elodie Bouny darão também um concerto no famoso Cairo Jazz Club,

A cantora algarvia Susana Travassos participa, esta quinta-feira, dia 09 de Setembro, às 20h30, no “She Arts Festival” que se realiza no Cairo (Egito), acompanhada por Elodie Bouny (guitarrista francesa) e Martín Sued (bandoneonista argentino) ambos radicados em Portugal.

Neste concerto, Susana apresenta temas originais de seu último disco, “Pássaro Palavra”, além de importantes temas da sua carreira, que vão do fado ao cancioneiro latino-americano. Trata-se da primeira edição de um Festival exclusivamente feminino, o que não deixa de ser relevante num país árabe.

O “She Arts” é uma exposição internacional de arte e cultura de três dias que apresenta as mulheres numa ampla gama de criações artísticas que contam e compartilham histórias e perspetivas femininas com a comunidade e onde estarão presentes mulheres artistas de todo o mundo e artistas que retratam mulheres na música, performances, artes visuais, poesia e outras atividades culturais de cariz popular.

Além da sua participação neste Festival, Susana Travassos e Elodie Bouny darão também um concerto no famoso Cairo Jazz Club, no dia 12 de setembro.

Susana Travassos tem uma trajetória incomum e uma forte ligação com a América Latina. Viveu quase dez anos entre o Brasil e a Argentina, onde gravou o seu último disco, Pássaro Palavra, e se apresentou ao lado de grandes nomes da música, como Toninho Horta, Yamandu Costa, Carlos Aguirre, Chico Cesar, Zeca Baleiro, entre outros.

Elodie Bouny é violonista clássica, nascida na Venezuela, mas criada em França, onde iniciou e percorreu grande parte dos seus estudos nos Conservatórios de Boulogne-Billancourt e Estrasburgo. Morou e estudou em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, onde se aproximou da música latina, e hoje vive em Lisboa.

Martín Sued reside também em Lisboa e é um virtuoso do bandonéon, considerado um dos instrumentistas argentinos mais destacados da sua geração. Como compositor, propõe novas abordagens ao instrumento. Em 2020 criou o sexteto Martín Sued e a Orquestra Assintomática, um projeto de música original para uma formação que inclui instrumentos típicos de uma orquestra de tango, cuja sonoridade tem cores contemporâneas, mas com raízes na música popular argentina.

 

 
 



Comentários

pub