Bloco de Esquerda perdeu o único vereador que tinha numa Câmara do Algarve

A nível nacional, BE passou de 12 para 4 vereadores

O Bloco de Esquerda perdeu, nas eleições deste domingo, o único vereador que tinha numa Câmara do Algarve, a de Portimão. João Vasconcelos, o vereador que era cabeça de lista dos bloquistas e não foi reeleito, manifestou a sua «tristeza» pelos resultados obtidos pelo partido, a nível local, regional e mesmo nacional.

Admitindo que se tratou de um «resultado negativo», João Vasconcelos salientou, em declarações ao Sul Informação, que, em Portimão, «apesar de tudo, ainda conseguimos eleger quatro autarcas, dois para a Assembleia Municipal e dois para as freguesias».

A nível nacional, o Bloco perdeu oito dos seus 12 vereadores anteriores, totalizando agora apenas quatro mandatos. «O Bloco sempre teve dificuldades em termos de representação nas Autarquias e o que aconteceu em Portimão e no Algarve foi um espelho da tendência a nível nacional. Teremos de analisar porque é que isto acontece», comentou o também deputado bloquista eleito pelo Algarve.

Quanto aos resultados eleitorais em Portimão, João Vasconcelos manifestou «preocupação» pela eleição de um vereador do Chega, dizendo-se convencido que foi «um voto não tanto pelo candidato local, mas pelo Chega a nível nacional».

O bloquista fez ainda questão de sublinhar a «derrota estrondosa» da candidatura do ex socialista Luís Carito, apoiada pelo CDS. «Até pelos meios de campanha envolvidos, foi uma derrota estrondosa».

Quanto ao futuro, João Vasconcelos garantiu que os dois membros do BE eleitos para a Assembleia Municipal vão continuar a fazer o seu trabalho, enquanto ele, por seu lado, se vai concentrar agora mais nas suas tarefas de deputado.

 

 
 



Comentários

pub