Atual presidente enfrenta antigo padre na luta pela Câmara de Tavira

Veja a infografia com todos os candidatos

Uma presidente que, apesar de já ocupar o cargo, se candidata pela primeira vez e um antigo padre que se dedica agora à política prometem animar a luta pela Câmara de Tavira nas eleições deste domingo, 26 de Setembro. No total, são cinco os candidatos que vão tentar conquistar a autarquia ao PS.

Foi em Outubro de 2019 que Ana Paula Martins assumiu a presidência da Câmara de Tavira, devido à saída de Jorge Botelho para a Assembleia da República – mais tarde, o tavirense até foi escolhido para secretário de Estado.

Ainda assim, a experiência autárquica de Ana Paula Martins é muito anterior a 2019.

Além de vereadora com os pelouros de Administração e Finanças, entre 2009 e 2013, foi vice-presidente, entre 2013 e 2019.

Na sua lista para a Câmara, Ana Paula Martins fez uma autêntica revolução: os candidatos que estão, em teoria, em lugar elegível são todos novos, face à lista de 2017. Saem nomes como José Manuel Guerreiro, atual vice-presidente, ou João Pedro Rodrigues, presidente da concelhia do PS.

Como principal rival nestas eleições, os socialistas têm…um antigo padre.

Trata-se de Dinis Faísca, o candidato do PSD que também tem experiência autárquica.

Atualmente, é chefe de gabinete do presidente da vizinha Câmara de Castro Marim, o social-democrata Francisco Amaral, e perfila-se como o grande adversário de Ana Paula Martins.

Quanto ao Bloco de Esquerda, volta a candidatar o histórico José Manuel do Carmo à autarquia.

Tal como em 2017, o professor universitário aposentado, de 70 anos, é a aposta dos bloquistas para tentar conquistar um vereador. Há quatro anos, foram a terceira força mais votada, mas, ainda assim, não conseguiram esse desidrato.

Por sua vez, Elisabete Romão, advogada de profissão e pessoa ligada a várias associações, é a cabeça de lista da CDU. Em 2017, a escolha desta coligação de esquerda tinha sido Miguel Cunha.

Já o Chega estreia-se em Tavira, apresentando Pedro Ferreira como candidato à Câmara. Apesar de ser natural de Palmela, este farmacêutico reside em Cabanas e é diretor técnico da farmácia Montepio Artístico Tavirense há vários anos.

Na Assembleia Municipal, a luta também promete ser interessante.

Pelo PS, o candidato é José Manuel Guerreiro, que ainda ocupa o cargo de vice-presidente da Câmara – a lista dos socialistas, que também foi bastante reformulada, tem ainda nomes como Margarida Flores, atual diretora do Centro Distrital de Faro da Segurança Social e mulher de Jorge Botelho, anterior presidente da Câmara.

Só que o PSD aposta num peso pesado. Macário Correia está de regresso à política autárquica, encabeçando a lista dos social-democratas para a Assembleia Municipal.

José Macário Correia foi presidente da Câmara Municipal de Tavira de 1998 a 2009, ano em que venceu as Autárquicas em Faro.

Já na capital algarvia, Macário foi condenado à perda de mandato, por alegadas violações graves de instrumentos de ordenamento do território, contra pareceres de técnicos da autarquia, quando ainda era presidente da Câmara de Tavira.

Mais tarde, o já ex-edil foi condenado a 4 anos e seis meses, com pena suspensa por igual período, pelo Tribunal de Faro, que deu como provados quatro crimes de «prevaricação de titular de cargo político», nomeadamente a autorização para a construção de três moradias e uma piscina, em zona de Reserva Ecológica Nacional (REN), no concelho de Tavira.

No Bloco de Esquerda, o cabeça de lista é Artur Sanina, coordenador técnico do quadro da Câmara de Faro, mas residente em Tavira. O candidato do Bloco é deputado municipal desde 2013.

O cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal também tem experiência neste órgão autárquico. Pedro Soares é deputado desde 2017, ano em que também encabeçou esta candidatura de esquerda.

Por fim, Gonçalo Santos é o candidato do Chega. Além de informático de profissão, é também árbitro nacional de andebol e tentará ganhar representação, na Assembleia Municipal, para este partido.

O concelho de Tavira tem seis freguesias, com a particularidade de serem todas lideradas pelo PS.

Começando pela Assembleia de Freguesia de Tavira (Santa Maria e Santiago), o atual presidente José Mateus recandidata-se ao cargo. Os adversários são João Horta (PSD), Paulo Silva (BE), Nuno Vaz (CDU) e Anaísa Gonçalves (Chega).

Passando para Santa Luzia, a presidente Carla Martins também se volta a candidatar. Os restantes cabeças de lista são Artur Minhalma (PSD), Cristiana Jacinto (CDU), Artur Sanina (BE) e José Jesus (Chega).

Para a União de Freguesias da Luz de Tavira e Santo Estêvão, há novidades. José Liberto Graça (PS), atual presidente, não se vai candidatar, dando lugar a Jorge Silva.

Ângelo Gonçalves (PSD), Carlos Lopes (BE), José Neto (CDU) e Carlos Azevedo (Chega) fecham a rol de candidatos.

Quanto a Santa Catarina da Fonte do Bispo, o PS tentará ganhar, mais uma vez, esta freguesia com Carlos Sousa, havendo apenas dois candidatos: Nelson Faustino (PSD) e Tiago Cavaco (CDU).

Na freguesia mais do interior (Cachopo), Maria Otília Cardeira, atual presidente, quer conquistar mais um mandato para o PS. Pela frente, terá Rafael Dias (PSD) e Jorge Madeira (CDU).

Por fim, para a Assembleia de Freguesia de Conceição e Cabanas de Tavira, Ângelo Pereira (PS), que lidera a autarquia, também se recandidata.

Os restantes concorrentes são Hélder Conrado (PSD), Tiago Manjua (BE), Vanessa Henriques (CDU) e Pedro Valentim (Chega).

Em 2017, votaram no concelho de Tavira 11.950 pessoas, num universo de 22.440 inscritos, o que corresponde a 53,25% do total (a abstenção foi de 46,75%).

O PS recebeu 58,35% dos votos e elegeu 5 vereadores (presidente da Câmara incluído) e o PSD/CDS/MPT/PPM alcançou 22,01% (2 vereadores).

O Bloco de Esquerda obteve 4,68% dos votos e a CDU 4,54%.

 

 

 



Comentários

pub