AMAL recebe 35 milhões do PRR para reabilitar redes de abastecimento de água

Contrato de financiamento foi assinado esta terça-feira, 14 de Setembro

Foto: Ana Madeira | Sul Informação (Arquivo)

Os municípios do Algarve vão receber 35 milhões de euros para reabilitar e otimizar as redes de abastecimento do território no período 2021-2025, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PPR).

O contrato de financiamento foi assinado esta terça-feira, 14 de Setembro, entre a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Estrutura de Missão “RECUPERAR PORTUGAL” e vai «permitir reduzir as perdas de água no setor urbano, em pelo menos 125 quilómetros», diz uma nota enviada às redações.

Os principais beneficiários deste investimento serão «as entidades gestoras das redes de abastecimento de água em baixa», ou seja, «municípios, empresas municipais e empresas concessionárias de exploração e gestão dos serviços públicos de distribuição de água».

A verba disponibilizada através dos fundos PRR vão permitir «renovar ou reabilitar as redes de abastecimento de água que tenham um elevado nível de perdas e cuja substituição permita ganhos de eficiência operacional», refere a AMAL.

Por outro lado, estão aptos a receber verbas os projetos que tenham como objetivo «assegurar a monitorização e controlo ativo de perdas de troços da rede de abastecimento onde se estima que haja grandes desperdícios de água».

O apoio dado às candidaturas será a fundo perdido, ou seja, uma subvenção a 100%, não reembolsável, financiada através do fundo da Next Generation EU.

O primeiro aviso para submissão de candidaturas será lançado depois da assinatura deste contrato e estará aberto até ao final do mês de Setembro, com uma verba de 14 milhões de euros.

Segundo os últimos dados disponibilizados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, «quase 188 mil milhões de litros de água foram desperdiçados nas próprias redes de abastecimento, no ano de 2019», conclui a AMAL.

 



Comentários

pub