Álvaro Viegas promete «despoluição da Ria Formosa» se PSD ganhar Olhão

300 pessoas passaram pelo Coreto do Jardim Pescador Olhanense

Álvaro Viegas, candidato da coligação “Olhão para Todos”, liderada pelo PSD, disse, esta quinta-feira, 2 de Setembro, que, caso seja eleito, a sua prioridade será «a despoluição da Ria Formosa». 

A promessa foi deixada na apresentação de todos os candidatos da coligação, liderada pelo PSD e que integra os partidos MPT, PPM e Aliança.

300 pessoas passaram pelo Coreto do Jardim Pescador Olhanense na apresentação de Álvaro Viegas, candidato à Câmara, Abúndio Sousa, candidato à Assembleia Municipal, Manuel Carlos, presidente recandidato à União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, Eduardo Palminha, candidato à Freguesia de Quelfes, Cláudia Sofia Sousa, candidata à Freguesia de Olhão e Luís Serra, candidato à Freguesia de Pechão.

Assegurando que consigo «Olhão manterá a sua genuinidade e ganhará em identidade», Álvaro Viegas revelou as suas principais propostas do programa eleitoral, apresentadas na íntegra no jornal de campanha lançado durante o evento.

«A prioridade das prioridades, nos próximos anos, será a despoluição da Ria Formosa», sublinhou, assumindo o compromisso de «alocar 10% do orçamento camarário anual, cerca de 3 milhões de euros, para de forma gradual irmos descobrindo e resolvendo a origem das descargas ilegais dos esgotos domésticos».

De entre as 64 medidas apresentadas no programa eleitoral, o candidato a presidente da Câmara Municipal destacou: a construção de um parque da cidade na Freguesia de Quelfes, a reabilitação urbanística em colaboração com os proprietários dos imóveis abandonados, a recuperação de estradas e caminhos longe da frente ribeirinha, a construção de uma verdadeira variante com 4 faixas de rodagem e  a construção de um complexo desportivo com pavilhão multiusos, para a realização de provas e eventos nacionais e internacionais.

Álvaro Viegas também defendeu a diversificação da base económica do concelho, recuperando e aumentando as zonas industriais para atrair mais empresas tecnológicas e de indústrias não poluentes, a criação da maior via comercial do Algarve, desde a rotunda do cubo até à Avenida 5 de Outubro, dinamizando as placas centrais com quiosques e animação cultural.

O candidato disse ainda que fará uma aposta contínua na manutenção das habitações sociais e a abertura de oportunidades para os arrendatários comprarem as suas habitações a preços justos, traçando uma estratégia para a construção de creches e jardins de infância em todas as freguesias e reduzindo o IMI para o valor mínimo de 0,30% e as taxas de resíduos sólidos e saneamento básico.

A apresentação também contou com a intervenção do mandatário Luiz Trindade, presidente do PSD Olhão, que apontou «o verdadeiro adversário da democracia que temos de combater ferozmente»: a abstenção.

Seguiram-se as intervenções dos representantes regionais dos partidos da coligação. Telmo Martins falou em nome do Aliança e David Calado interveio em representação do PPM.

David Santos, o atual presidente do PSD Algarve, também usou da palavra, «salientando o clima de perseguição e medo vivido em Olhão por todos os que se manifestam contra o PS, no poder há 45 anos».

«A política não pode ser passada de pai para filho, nem de amigo para amigo. Não pode ser uma oligarquia! A política tem de ser a vontade do povo, mas a vontade do povo livre e não uma vontade condicionada», disse.

O deputado Cristóvão Norte também marcou presença e fez questão de deixar fortes palavras de apoio à candidatura.

«O Álvaro Viegas é um homem com incontroversa capacidade política. O seu currículo fala por si», evidenciou.

 



Comentários

pub