Algarvio conquista 3º lugar no Campeonato do Mundo de boxers

“Echo”, o boxer parceiro de João Paulino, tem atualmente seis anos e iniciou o treino na modalidade aos dois meses de vida

O quarteirense João Paulino e o seu cão de raça boxer Echo VDK conquistaram o 3º lugar no Campeonato do Mundo da WUBOX (World Union of Boxers), que decorreu nos dias 21 e 22 de Agosto, na Alemanha.

O campeonato que contou com três dezenas de participantes desta raça de toda a Europa. Durante a competição, o binómio conseguiu atingir nas disciplinas de pistagem, obediência e proteção um total de 268 pontos em 300. Portugal teve ainda a melhor pistagem do evento com 98 pontos em 100 nesta disciplina.

«É uma grande responsabilidade representarmos Portugal em mundiais mas é precisamente para isto que nos preparámos ao longo dos últimos seis anos. O Echo teve a melhor prestação de toda a sua já longa carreira competitiva, deu tudo por tudo, e isso é um motivo de grande orgulho», diz João Paulino.

«Estamos contentes por pensar que participámos em dois mundiais e em ambos conseguimos dois pódios. O importante não é o número de vezes que estivemos presentes em mundiais, mas quantos pódios conseguimos fazer nesse número de participações. Isso é eficácia», revela. «Viajámos 9000 quilómetros para participarmos neste campeonato».

«Infelizmente, falhámos um exercício que nos tirou a possibilidade de ficarmos em primeiro lugar, mas ficar em terceiro, à frente de competidores que treinam há muito mais tempo e com mais e melhores condições, oriundos de países com forte tradição e incentivo no desporto canino quando comparados com a nossa realidade, significa que tivemos um resultado realmente espetacular tendo em consideração todas as dificuldades com que treinamos. Isto comprova que em Portugal, mesmo com todas as limitações que temos, há muito bom nível de treino canino: bons cães, e bons treinadores», explica.

Ainda assim, «é necessário que as diversas entidades apostem mais nestes bons competidores e na criação de clubes de treino caninos com boas condições, para conseguirmos treinar com as condições mínimas ideias para desenvolver um trabalho de alto nível», acrescenta.

“Echo”, o boxer parceiro de João Paulino, tem atualmente seis anos e iniciou o treino na modalidade aos dois meses de vida. Desde então, que o treino é diário.

«Somos uma equipa verdadeiramente unida e inseparável. Adoramos a companhia um do outro e estamos sempre preparados para treinar, em qualquer lugar e a qualquer hora. É o que mais gostamos de fazer». Nas horas vagas, o Echo adora nadar na nossa piscina para cães, correr ao nosso lado enquanto andamos de bicicleta na cidade ou brincar na praia. Vejo-o como um atleta de alta competição, pelo que temos muito cuidado com as atividades que desenvolvemos com ele, a alimentação, recorremos a medicinas alternativas, e apostamos muito na estimulação física e mental diária», diz.

«Infelizmente não é comum vermos cães da raça boxer em Portugal a praticar esta modalidade embora ainda sejam considerados uma raça de trabalho. Estamos a lutar para mudar esse paradigma e esperemos que a inspirar mais pessoas a iniciarem-se nesta modalidade, seja qual for a raça do cão», sublinha.

E o que muda após mais um reconhecimento internacional? Para João Paulino o importante é continuar a fomentar a modalidade no Algarve.

«Quando ficamos em terceiro lugar numa competição onde estão alguns dos melhores do mundo, e conseguimos um pódio, isto representa acima de tudo a qualidade do trabalho que temos desenvolvido ao longo dos últimos seis anos. É a oportunidade de ouro de provarmos que temos tanta ou mais qualidade do que outros países, outros clubes, outros grupos de trabalho, todos eles muito fortes. Isso dá-nos ânimo para continuarmos a desenvolver o trabalho sério que temos desenvolvido até aqui, sem deslumbramentos», refere.

A participação da dupla na WUBOX 2021 na Alemanha teve como patrocinadores a Câmara de Loulé, a empresa Setcereal, a marca de ração Happy Dog e o centro de treino canino Iron Dog Algarve.

Não é a primeira vez que o binómio representa Portugal num campeonato do mundo e consegue alcançar o pódio. Já em 2018, a dupla quarteirense João Paulino e o seu cão de raça Boxer Echo VDK, tinham subido ao primeiro lugar do pódio do campeonato do mundo ATIBOX WM, em IPO1, em Espanha.

 



Comentários

pub