Algarve e Açores no topo das preferências dos portugueses para férias

Turismo nacional é a grande aposta dos portugueses para os próximos tempos

75% dos portugueses que fazem férias irá passá-las em território nacional, 60% dos quais de forma exclusiva, sem considerar destinos estrangeiros. 14% não sabe ainda para onde irá nas suas próximas viagens de lazer, enquanto 11% descarta férias no território nacional e só pensa em férias no estrangeiro.

Entre os que afirmam que o seu próximo destino será em território nacional, o Algarve é a região mais referida com 20% do total de menções. Seguem-se as regiões autónomas dos Açores e da Madeira com 18% e 16% respetivamente.

Também com 16% estão o Alentejo e a região do Porto e Norte de Portugal. O Centro de Portugal com 8% e a Região de Lisboa são as regiões sob as quais recaem menos intenções de visitação por parte dos portugueses num futuro próximo.

Estes dados resultam de um estudo da Bloom Consulting Portugal, que indica que, apesar da pandemia, 44% dos portugueses afirmam que vão fazer férias ainda em 2021, e 27% apenas o fará em 2022.

Uma grande fatia da população inquirida afirmou ainda não estar decidida quanto à sua próxima viagem de lazer (22%), sendo que apenas 5,8% afirma que apenas viajará em 2023.

44% dos portugueses afirmam que pretendem viajar ainda durante o ano de 2021, 28% só o farão em 2022, 6% diz que esperará até 2023, enquanto 23% afirma não ter ainda considerado a possibilidade de fazer férias num futuro próximo.

Os distritos de Faro, Leiria e Funchal são aqueles em que há uma maior intenção de visitar países estrangeiros de forma exclusiva.

 

Para Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Consulting Portugal, “os dados do estudo são reveladores de algo que a indústria turística portuguesa já tem vindo a sentir_ uma maior movimentação dos portugueses em viagens de lazer. Com o avançar da vacinação e aproximação à tão desejada imunidade de grupo, é expectável que alguns destes portugueses vão progressivamente alterando a sua posição em relação ao turismo sendo no entanto irrealista pensar que a situação reverterá para as tendências registadas em 2019 num futuro próximo”.

Ao longo dos últimos meses a Bloom Consulting realizou diversos estudos para entender a dimensão e os contornos destes impactos, incluindo uma análise baseada nas variáveis do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, na procura documental e em inquéritos a mais de 1.000 perfis-chave nos 18 distritos portugueses, onde foi possível perceber as perceções e opiniões dos cidadãos nacionais não só acerca da gestão da pandemia nos municípios, mas também sobre mudanças de comportamentos, as novas exigências e receios em relação a trabalhar, viver e visitar os 308 municípios portugueses.

 

 
 
 



Comentários

pub