Algarve é a única região ainda sem 70% da população com vacinação completa

Nos últimos sete dias, foram administradas 18.820 vacinas no Algarve

O Algarve é a única região do país que ainda não tem 70% da população com vacinação completa (67%). Os dados constam no último relatório divulgado esta quarta-feira, 1 de Setembro, pela Direção-Geral da Saúde (DGS) que atualiza as percentagens, tendo em conta os resultados dos Censos deste ano. 

Assim, a região algarvia até diminuiu a percentagem de população com vacinas. Na semana passada, havia 79% dos algarvios com uma dose – agora são 77% – e 68% com as duas.

A DGS explica que «as estimativas populacionais para as métricas nacionais e regionais passam a utilizar os resultados censitários de 2021», o que faz com que haja «impactos marginais nas coberturas por região de saúde».

Tendo em conta que o Algarve foi a região do país onde a população mais cresceu nos últimos dez anos, de acordo com os Censos 2021, este “acerto”, acaba por ter um impacto notório.

Nos últimos sete dias, foram administradas 18.820 vacinas no Algarve.

A nível nacional, já foram vacinados com pelo menos uma dose 8.607.939 cidadãos, o que corresponde a 83% da população enquanto 7.576.336 já têm a vacinação completa (73%).

Por regiões, o Alentejo continua a ser aquela onde há maior percentagem de pessoas totalmente imunizadas, ou seja, que já levaram duas doses da vacina ou a vacina Janssen, de toma única (73%). Quanto à percentagem de população que levou a primeira dose é de 85%.

Segue-se o Centro, com 74% da população já com a vacinação completa e 85% com a primeira dose.

Já em Lisboa e Vale do Tejo, a percentagem de população com uma dose é de 81% e, com vacinação finalizada, de 72%.

No Norte, as percentagens são de 86% (1ª dose) e 75% com o processo terminado.

Nas regiões autónomas, a Madeira já vacinou 80% da população com a 1ª dose e já completou a vacinação em 74% dos habitantes. Por fim, os Açores têm 79% com uma dose tomada e 72% com o processo completo.

 

 



Comentários

pub