Albufeira lança guia com atividades culturais para os alunos do concelho

No Museu Municipal de Arqueologia, no Arquivo Histórico Municipal e na Biblioteca Municipal Lídia Jorge

Os alunos dos vários níveis de ensino do concelho de Albufeira vão usufruir de cerca de três dezenas de ações, expositivas e práticas, a ter lugar ao longo do ano letivo no Museu Municipal de Arqueologia, no Arquivo Histórico Municipal e na Biblioteca Municipal Lídia Jorge.

Estas propostas constam do Guia do Serviço Educativo e de Divulgação – Cultura, que já está concluído.

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira vai proporcionar ao público escolar visitas orientadas de contacto com as coleções do museu, com incício na sala da pré-história.

Caso as escolas desejem, a atividade pode «ser complementada com uma visita orientada à zona antiga, permitindo, deste modo, estabelecer relações entre o museu e o território, bem como perceber a evolução do núcleo urbano de Albufeira «através da observação in loco de alguns vestígios existentes nesta zona, como é o caso da antiga Igreja, do Castelo, das suas antigas ruas e características do casario nesta zona».

Também é possível visitar o exterior e interior  do Castelo de Paderne, uma fortificação islâmica, «com explicação histórica da sua construção, urbanismo, ocupações e razões do seu abandono».

 

 

A ação “Conservas dos Romanos até Hoje”, nos tanques de Santa Eulália onde os romanos faziam a salga do peixe e confecionavam o Garum, produto feito à base de vísceras de peixe, destinada a alunos do 1.º e 2.º ciclos escolares, é outra das propostas.

Ainda no que toca ao Museu Municipal de Arqueologia, são sugeridas as atividades “Peça a Peça, Descobre… depressa!”, destinada a crianças do pré-escolar (3-5 anos de idade), “Caça ao Património”, para alunos do 1º ciclo (3º e 4º anos), dois Peddy Papper, um ao Cerro do Castelo e outro ao Castelo de Paderne, um ciclo de recitais para alunos do 4º ano, em parceria com o Conservatório de Música de Albufeira, e a realização de um ”Percurso pedestre no Sítio da Ribeira de Quarteira” (escolas e público em geral).

Os interessados em participar nestas visitas e atividades deverão fazer a marcação com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Para isso, devem entrar em contacto com o Serviço Educativo e de Divulgação da Câmara, através do 289 599 508 ou do email [email protected].

 

 

Quanto às atividades na Biblioteca Municipal Lídia Jorge para o público mais jovem, «há visitas orientadas com uma hora de duração à Biblioteca, às quartas-feiras, entre as 11h 00 às 15h00, destinadas aos alunos do pré-escolar e das E.B. 1º; 2º e 3ª Ciclo».

«A visita é complementada com uma atividade pedagógica consistindo a mesma na realização de marcadores de livros, adequados ao grupo de visitantes», segundo a Câmara de Albufeira.

As crianças do pré-escolar e E.B. 1º Ciclo (capacidade de 1 Sala) também terão uma Hora do Conto a elas dedicada.

O agendamento destas atividades deverá ser feito com um mês de antecedência para o email [email protected]. Mais informações podem ser obtidas através do número 289 598 857.

«Já o Arquivo Histórico Municipal tem 15 atividades para os mais novos, umas de caráter expositivo e outras com vertente prática», diz a autarquia.

“Viagem no Tempo as Histórias que uma Imagem Guarda”, “A Marchar para as Trincheiras Relembrar 1914-1918“, “Expostos: as crianças da Roda”, “Remexido: Albufeira, Vila Negra”, “O papel do arquivista e o Arquivo em papel”, “O Terramoto de 1 de Novembro de 1755”, “5 de Outubro de 1910: a Revolução Republicana” são algumas das atividades propostas.

O mais informações podem ser obtidas no site do Arquivo Histórico.

Neste caso, as sessões podem ser marcadas através do telefone 289 599 638 ou do email [email protected].

 

 

 



Comentários

pub