Albufeira abre candidaturas para hortas comunitárias

Hortas comunitárias serão na Quinta de Alpouvar, situada próxima do Parque de Campismo de Albufeira

As candidaturas para as hortas comunitárias da Quinta de Alpouvar, situada próxima do Parque de Campismo de Albufeira, estão abertas até ao final de Outubro.

Cada talhão da horta terá 50 metros de terra, tendo sido reservados pela autarquia dois mil metros quadrados, o que perfaz 40 espaços.

Os talhões destinam-se «a todos aqueles que, vivendo em meio urbano, e não tendo qualquer terreno, queiram cultivar os seus próprios legumes, vegetais, cereais, ervas aromáticas ou medicinais, ou outros, permitindo-lhes assim o consumo de alimentos saudáveis, cultivados por si, e apoiando desta forma o seu orçamento familiar», refere a autarquia.

Os produtos resultantes do cultivo serão para consumo próprio e aos produtores será disponibilizada água, um local para armazenar as ferramentas e um compostor que deverá ser partilhado entre os hortelões.

Ao receber o talhão de terreno, os agricultores receberão também acompanhamento técnico e ações de formação  em agricultura biológica. Deste modo evitam-se conflitos de metodologias de cultivo entre a agricultura biológica e a tradicional.

O acompanhamento técnico passará «pelo ensino da preparação do solo, preparação da sementeira/cama da semente, os métodos de controlo de infestantes e controlo de pragas, as rotações das culturas, a consociação de culturas, bem como sobre a compostagem e uso agrícola dos compostos», explica o município.

Um outro papel associado à atividade agrícola em hortas comunitárias prende-se «com a sua natureza também lúdica, de recreio e terapêutica, que potencia o espírito de comunidade e de partilha entre os hortelões».

A entrega dos talhões será a título precário e obedece a regras definidas em regulamento próprio. Para o efeito será celebrado um Acordo de Utilização entre o município e o futuro hortelão.

Os interessados devem assim ler o regulamento das hortas comunitárias de Albufeira, disponível aqui, e em caso de dúvidas contactar através do contacto telefónico 289 599 540.

A ficha de candidatura e a minuta do Acordo de Utilização estão disponíveis nos anexos do referido regulamento, e as candidaturas deverão ser enviadas para o e-mail [email protected], ou entregues nos Paços do Concelho, no gabinete de Apoio ao Munícipe.

 



Comentários

pub