Ação de limpeza costeira recolheu uma tonelada de lixo marinho em Armação de Pêra

Ação foi promovida pela Fundação Oceano Azul em parceria com a autarquia de Silves

A ação de limpeza costeira que decorreu nos dias 18, 20, 21 e 22 de Setembro em Armação de Pêra, promovida pela Fundação Oceano Azul em parceria com a autarquia de Silves, contou com duas centenas de participantes que recolheram cerca de 1150 quilogramas de lixo marinho (dos quais 150 foram recolhidos no fundo do mar).

Integrada no Dia Internacional da Limpeza Costeira, a iniciativa teve início no dia 18 de Setembro, na praia dos Pescadores, com o apoio e colaboração da Associação de Pescadores de Armação de Pêra, da Dive Spot e de cerca de meia centena de voluntários e populares.

Nos dias seguintes, a atividade contou com alunos do 1.º ciclo e do apoio de técnicos dos Centros Ciência Viva de Faro e Tavira, no âmbito do programa “Educar para uma Geração Azul”, implementado no concelho em 2019.

Vale do Olival, Fortaleza e Ribeira foram as áreas de intervenção que contaram com a ajuda dos alunos da EB 1 da Portela e de São Marcos da Serra, das turmas do 3º e 4º anos da EB 1 de Messines e do Enxerim e dos alunos da EB 1 de Silves, respetivamente.

O Dia Internacional da Limpeza Costeira é uma efeméride criada pela organização Ocean Conservancy com «o objetivo de promover a proteção dos oceanos», sendo assinalado «em mais de uma centena de países reunindo, anualmente, milhares de voluntários na limpeza costeira em todo o mundo», diz a autarquia silvense.

O município de Silves «agradece a todos os participantes envolvidos nesta atividade que contribuiu para a proteção do ambiente e do oceano, neste território que está em processo de criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário / Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado», conclui.

 



Comentários

pub