“Tavirense” Alejandro Marque vence na Torre e é o camisola amarela da Volta a Portugal

Algarvio Amaro Antunes foi quarto na etapa com o mesmo tempo de Gustavo Veloso

Alejandro Marque, do Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, venceu, este sábado, a terceira etapa da Volta a Portugal, que terminou no alto da Torre e é o novo camisola amarela da prova.

Marque, que venceu a Volta em 2013, foi o mais forte na subida à Serra da Estrela e venceu isolado, numa etapa que pode vir a ser decisiva para a classificação final. Maurício Moreira (Efapel) foi segundo e Abner González (Movistar) fechou a terceira etapa em terceiro.

A terceira tirada arrancou da Sertã, com destino ao Alto da Torre, na Serra da Estrela, num percurso de 170,3 quilómetros.

Um grupo de 11 corredores formou a fuga do dia, com Iker Ballarin (Euskaltel-Euskadi), Juan Lopez-Cozar (Burgos-BH), Bruno Silva e Rafael Silva (Antarte-Feirense), César Fonte e Luís Gomes (Kelly/Simoldes/UDO), Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) e Marcelo Salvador (LA Alumínios-LA Sport), Edo Goldstein (Israel Cycling Academy), Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua) e Rui Rodrigues (Louletano-Loulé Concelho). A fuga chegou a ter uma vantagem superior a seis minutos, com Luís Mendonça (Efapel) a liderar a perseguição, juntamente com a Israel Cycling Academy.

A 41 quilómetros do final o grupo da frente começou a perder unidades, numa altura em que Bruno Silva (Antarte-Feirense) se tentou distanciar, ganhando cerca de 15 segundos de vantagem.

À entrada da Covilhã, a W52-FC Porto tomou as rédeas da corrida, numa altura em que Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e Juan López (Burgos-BH) se lançavam no encalce de Bruno Silva. Os dois corredores conseguiram alcançar o homem da Antarte-Feirense que acabaria por ficar para trás.

No início da subida, Luís Gomes começou a ganhar vantagem para o corredor da Burgos-BH, colocando-se na liderança da corrida, isolado, a 20 quilómetros do final. Nesta altura, o corredor mantinha uma diferença de 3m50s para o pelotão, com os restantes elementos que integraram a fuga do dia a serem progressivamente alcançados pelo pelotão.

A única subida de categoria especial da corrida começou a definir os principais candidatos à vitória, depois de uma etapa com um total de 170,3 quilómetros, que partiu da Sertã em direção à Serra da Estrela.

A 15 quilómetros da meta, o algarvio Amaro Antunes (W52/FC Porto) foi quem iniciou as hostilidades, mas acumularam-se as tentativas de sair do grupo principal em busca de Luís Gomes (Kelly/Simoldes/UD), que resistia na frente após uma fuga.

A principal ofensiva foi de Alejandro Marque, de 39 anos e vencedor da Volta em 2013, que atacou sem resposta dos elementos do grupo principal, ultrapassou Gomes e garantiu a diferença necessária para vencer a etapa-rainha da competição.

Mais atrás, Mauricio Moreira (Efapel) foi 2.º classificado e Abner González (Movistar) fechou o pódio da tirada, enquanto Amaro Antunes e Gustavo Veloso (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel) terminaram nos 4º e 5º lugares, respetivamente.

A 4.ª etapa da Volta a Portugal disputa-se amanhã, domingo, com 181,6 quilómetros entre Belmonte e Guarda, com final coincidente com uma contagem de montanha de terceira categoria.

A equipa Caja Rural-Seguros desistiu hoje devido a dois casos positivos de Covid-19.

 



Comentários

pub