Silves celebra contratos de apoio à reabilitação urbana em São Bartolomeu de Messines

Contratos foram celebrados esta quarta-feira, 18 de Agosto

O município de Silves celebrou esta quarta-feira, 18 de Agosto, vários contratos de apoio à reabilitação urbana em São Bartolomeu de Messines, de modo a proceder a obras de recuperação de edifícios da vila.

A celebração destes contratos integra-se «nas medidas municipais de apoio financeiro à execução da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de São Bartolomeu de Messines, através do Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) e do Programa de Apoio às Dinâmicas Sociais e Económicas (PADSE)», diz a autarquia.

O PAHAB, explica a Câmara de Silves, «possibilitará aos proprietários e arrendatários de prédios urbanos, com uso eminentemente habitacional, a realização de obras de recuperação de edifícios, melhorando-se, desse modo, o tecido urbano, por via da reabilitação do património».

Já o PADSE poderá permitir «a revitalização social e económica através da reabilitação de prédios urbanos, incutindo novas dinâmicas no aglomerado em áreas de comércio, serviços, artesanato ou manufaturação, e incentivando a ação das associações, coletividades e sociedades sem fins lucrativos».

Em ambos os programas, «os beneficiários vão receber uma comparticipação não reembolsável correspondente a uma fração do valor das obras orçamentadas e realizadas, num montante de até 20% do valor máximo de despesa elegível», explica a Câmara de Silves.

O município de Silves prossegue, assim, a concretização da estratégia municipal da Área de Reabilitação Urbana de São Bartolomeu de Messines, «que assenta num compromisso para com a competitividade e atratividade do território para pessoas e atividades, promotor de um dinamismo com pendor na inovação e criatividade, articulando e reconhecendo a diversidade patrimonial, concretamente o seu potencial de aproveitamento, num contexto sustentável e requalificado ao nível do espaço público e das condições de habitabilidade, num quadro participado, inclusivo, de justiça e coesão social.

A cerimónia da assinatura dos contratos contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, da presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, Carla Benedito, bem como dos promotores das obras de reabilitação urbana.

 



Comentários

pub