Rocha da Pena e Fonte Benémola em Loulé foram alvo de trabalhos de manutenção

Trabalhos decorreram na semana de 10 a 14 de Agosto

Os percursos pedestres homologados da Rocha da Pena e da Fonte Benémola foram alvo de vários trabalhos de manutenção, necessários ao bom funcionamento, na semana de 10 a 14 de Agosto, num compromisso assumido pela Câmara Municipal de Loulé perante a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, entidade responsável pelos respetivos processos de implantação e homologação dos percursos.

«Procedeu-se à substituição dos 10 painéis temáticos que se encontram ao longo dos percursos pedestres, seis na área protegida da Fonte Benémola e quatro na área protegida da Rocha da Pena, com incidência nas temáticas de fauna, flora, água e património construído», diz a autarquia de Loulé.

Estes painéis encontravam-se já bastante degradados, quer por razões naturais (exposição solar, precipitação, vento, entre outras), quer por atos de vandalismo.

A sua substituição, «para um melhor usufruto dos visitantes, permitiu ainda fazer uma revisão, atualização e melhoria dos conteúdos em versão bilingue, em português e inglês».

A paisagem protegida local da Fonte Benémola conta agora também com seis papeleiras, «reforçando e complementando locais chave como parques de estacionamento, parques de merendas e a margem direita da ribeira, junto às poldras», salienta o município louletano.

Brevemente serão afixados Totens, nos acessos menos conhecidos, que irão assinalar e alertar os visitantes da sua entrada numa área protegida.

Serão também substituídas e reparadas nove balizas em plástico reciclado, usadas para sinalizar o percurso pedestre da Rocha da Pena, e que se encontravam degradadas, «reforçando a aposta do município numa valorização deste espaço através da escolha de materiais e estruturas mais sustentáveis», acrescenta.

«Queremos melhorar as condições de vivência de quem procura estes espaços que fazem parte do nosso património natural. Esta ação visa não só o amento da informação aos visitantes, mas também a sensibilização dos mesmos para o respeito que todos deveremos ter para com estas áreas protegida e todas as dinâmicas naturais que lá ocorrem», sublinha Vítor Aleixo, autarca de Loulé.

As paisagens protegidas da Rocha da Pena e da Fonte da Benémola são dois dos geossítios que fazem parte do aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira.

 



Comentários

pub