Revista literária “made in Algarve” tem poema inédito de Nuno Júdice no primeiro número

Projeto foi pensado por Diana Almeida e Analita Alves dos Santos

A revista digital “Palavrar – Ler e escrever é resistir“, produzida no Algarve, que terá o seu lançamento oficial no dia 28 de Agosto, conta, no seu primeiro número, com um poema inédito de Nuno Júdice.

Apesar do seu lançamento oficial, no dia 28, a revista foi apresentada no dia 1 de Agosto, «data de nascimento de Herman Melville, importante romancista da literatura norte-americana, contista, ensaísta e poeta, imortalizado com a obra-prima Moby Dick».

O projeto foi pensado por Diana Almeida, médica obstetra, amante dos livros e da escrita, que em tempos se dedicou a um blogue de crítica literária, e Analita Alves dos Santos, autora, ativista literária, curadora do clube de leitura “Encontros Literários – O Prazer da Escrita”, com mais de 2500 membros no Facebook. O design da publicação é de Isa Silva.

Para o título, as mentoras da publicação, em formato digital, inspiraram-se no “gosto de palavrar”, de Fernando Pessoa; e para o mote “Ler e escrever é resistir”, fundamentaram-se nas palavras de Lídia Jorge, que afirmou que “a literatura é um ato de resistência absolutamente indispensável” e é preciso “publicar, ler e divulgar”.

De periodicidade semestral e de distribuição gratuita, a “Palavrar — Ler e escrever é resistir”, funciona como plataforma de difusão de novas vozes literárias, mas não só.

Caracterizada pela diversidade de rubricas e assuntos, a revista partilha crónicas, contos, histórias infantis, poesia de autores conhecidos e desconhecidos, crónicas, artigos de opinião de vozes consagradas no panorama literário nacional, História da literatura, escrita criativa, escrita motivacional, revisão e edição de textos e crítica literária.

A “Palavrar” inclui ainda o questionário de Proust a um convidado especial por edição.

«O objetivo é possibilitar uma aprendizagem com quem vai na dianteira e dar voz a quem deseja gizar caminho no mundo literário em Portugal», explicam as mentoras da revista.

A “Palavrar — Ler e escrever é resistir” conta com a participação de vinte e um novos autores, lado a lado com escritores e especialistas, como Ana Salgado (que aborda o tema da revisão e edição de textos), David Roque (escrita criativa), Filipa Melo (História da literatura), João Ventura (crónica literária de viagens), Júlia Domingues (escrita motivacional), Lénia Rufino (crónica), Luís Cardoso (lusofonias), Sandra Barão Nobre (biblioterapia), Tânia Ganho (crítica literária), Maria Luísa Francisco (escrita poética), James McSill (crónica), num total de 84 páginas de entretenimento, reflexão e conhecimento.

O poeta convidado do primeiro número é Nuno Júdice, com um poema inédito.

A sessão de lançamento oficial da nova revista literária, no dia 28 de Agosto, às 21h30 vai realizar-se na plataforma Zoom. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição aqui.

O primeiro número da revista pode ser consultado aqui aqui.

 

 



Comentários

pub