Recuperação do Turismo ajudou a baixar desemprego no Algarve em Julho [com gráficos]

Portimão é agora o concelho com maior número de desempregados no Algarve

Elisabete Rodrigues|Foto de Arquivo

O número de desempregados registados em Julho, no Algarve, desceu 21,5% em relação ao mesmo mês de 2020, segundo os dados divulgados esta segunda-feira, 23 de Agosto, pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP).

De acordo com estes números, o Algarve tinha, no final do sétimo mês do ano, 17.932 desempregados registados nos serviços do IEFP, o que também representa uma descida significativa em relação ao mês anterior: 2098 pessoas saíram dos Centros de Emprego entre Junho e Julho, o que equivale a uma diminuição de 10,5% dos inscritos.

A recuperação da atividade turística é a principal responsável pela absorção destes trabalhadores pelas empresas. Apesar de o recrutamento para este setor ter começado mais tarde este ano, houve, logo a partir de Maio, uma descida acentuada do número de inscritos no IEFP que continuou em Junho e, sabe-se agora, prosseguiu em Julho [ver gráfico].

Se o número de desempregados registados diminuiu, o número de ofertas de emprego aumentou – e muito – em relação ao mesmo mês de 2020. No final de Julho, havia 1026 ofertas de emprego, mais 659 (+179,6%) do que há um ano.

Comparando com outras regiões, o Algarve foi aquela que teve a maior descida do número desempregados comparativamente com o ano passado (-21,5%). Segue-se o Alentejo (-15,5%), o Centro (-13,7%), Norte (-9,5%) e Lisboa e Vale do Tejo (-6,7%). A nível nacional, a variação foi de -9,5%.

Na região algarvia, todos os concelhos tiveram uma descida do número de inscritos no mês de Julho, sendo que Portimão é agora o município com o maior número de desempregados registados: 3.124. Segue-se Loulé, com 2.800, e Faro, com 2.410.

Albufeira que, durante meses, foi o concelho mais afetado pelo desemprego na região, surge na quarta posição, com 2409 pessoas inscritas no Centro de Emprego.


Tendo em conta o alívio de restrições anunciado no final do mês de Julho e que foi ontem reforçado, é expectável que, no mês de Agosto, também prossiga a tendência de descida do número de desempregados no Algarve.

A questão que se coloca é: quantos destes vão manter os seus postos de trabalho depois do final de Setembro?

 

 



Comentários

pub