Quem quer ir conhecer o Castelo de Alferce?

Para participar, não é necessária inscrição.

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Monchique promove esta sexta-feira, 27 de Agosto, um dia aberto à população, das 9h00 às 13h00, para que todos possam visitar as escavações arqueológicas que estão a decorrer no cerro do Castelo de Alferce. 

Os interessados terão a oportunidade de verificar os progressos dos trabalhos arqueológicos iniciados em 2020, verificar in situ as estruturas arqueológicas colocadas a descoberto e, ainda, interagir com a equipa que se encontra a investigar este emblemático local.

O Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce corresponde a um povoado fortificado de altura, que está classificado como sítio de interesse público. Implantado no limite oriental da mancha sienítica e parcialmente na área de transição geológica, o sítio arqueológico ocupa uma elevação rochosa que se destaca na paisagem envolvente, com 487 metros de altitude máxima.

O Cerro do Castelo de Alferce possui três recintos amuralhados não concêntricos, evidenciando-se que a coroar o cerro encontra-se o vulgarmente chamado castelo do Alferce, que corresponde a uma fortificação islâmica-omíada construída há cerca de 1000 anos.

A Câmara de Monchique explica que «este local foi ocupado em distintos momentos civilizacionais, realçando-se que as evidências mais antigas detetadas até ao momento enquadram-se na Pré-história recente, grosso modo entre meados do III e o II milénios a.C».

As coordenadas para o sítio são: latitude 37°19’10.9″N (37.319687) ; longitude 8°29’38.6″W (-8.494055).

Para chegar ao local: vindo de Portimão segue-se pela estrada nacional 266 até Monchique e, depois, pela estrada nacional 267 até Alferce.

À entrada de Alferce deve-se seguir pela estrada municipal 1073, em direção a Portimão.

Já vindo de Silves segue-se pela estrada municipal 1077, em direção a Alferce.

De resto, existe sinalética rodoviária a indicar o sítio arqueológico, na zona denominada de Pedra Branca.

As viaturas deverão ficar estacionadas no sopé do sítio arqueológico, com o acesso ao topo a ser realizado a pé através do caminho de terra batida aí existente (cerca de 600m).

Para participar, não é necessária inscrição.

 



Comentários

pub