QRER dedica novo curso ao esparto

Esta arte foi outrora bastante popular no Algarve, especialmente na zona de Alte, mas está hoje à beira de desaparecer na região

O 3º curso de “Transmissão de Saberes Mestre-Aprendiz”, dedicado aos entrelaçados em esparto, vai decorrer de 28 de Setembro a 29 de Outubro, na freguesia de Alte (Loulé). 

Esta arte foi outrora bastante popular no Algarve, especialmente na zona de Alte, mas está hoje à beira de desaparecer na região.

«Contudo, existe um potencial emergente» em torno deste ofício que a cooperativa QRER quer desenvolver, contribuindo para o aparecimento de novas atividades económicas no interior do Algarve, promovendo a fixação de pessoas e garantindo, desse modo, a continuidade desta arte.

«Assim, tal como nas formações anteriores dedicadas à cana e sua aplicabilidade na arquitetura sustentável, realizadas em Alcoutim, com este curso pretende-se transmitir conhecimentos práticos sobre o trabalho manual com esparto, desde a sua recolha, tratamento e utilização na criação de objetos, no sentido de capacitar novos artesãos para o uso desta matéria-prima natural, como recurso nuclear da sua atividade», explica a QRER.

Este será um curso intensivo que integra na sua programação as principais técnicas para desenvolver competências na área dos entrelaçados em esparto, nomeadamente a cestaria e outras peças utilitárias e decorativas, aliando os conhecimentos e experiências do design de produto para introduzir inovação e estimular a criação de peças de caráter contemporâneo.

A formação conta ainda com a participação das poucas mestres esparteiras da região e ainda de um mestre esparteiro espanhol, oriundo de uma família com uma longa tradição neste ofício, que poderá ensinar algumas soluções técnicas diferentes e partilhar outros saberes, em torno dos trabalhos em esparto.

Esta ação dirige-se a um grupo de oito empreendedores que procurem aprender diferentes técnicas para aplicar nos seus futuros projetos, alguns dos quais podem ser inseridos na Incubadora QRIAR.

As sessões do curso vão decorrer principalmente de terça-feira a sexta-feira, com a duração de 7 horas diárias, entre as 9h30 e as 17h30.

A participação nesta ação é gratuita, mas as inscrições são limitadas e sujeitas a um processo de seleção. Os interessados deverão inscrever-se no site da Cooperativa QRER aqui até às 23h59 de dia 3 de Setembro.

Para esclarecimentos ou mais informações poderão ainda contactar o e-mail [email protected].

Este evento é promovido pela QRER, Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, que dinamiza a QRIAR – Incubadora Criativa do Algarve, no âmbito do projeto Magallanes_ICC, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do programa Interrreg V A España – Portugal (POCTEP) 2014 – 2020.

Este projeto é igualmente co-financiado pela Câmaras de Loulé e Alcoutim e conta com o apoio da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e da Escola Profissional Cândido Guerreiro, em Alte.

 



Comentários

pub