Presidentes das Assembleias Municipais do Algarve discutiram “Rio Arade e a sua navegabilidade”

Autarcas concordaram que «o projeto de desassoreamento, navegabilidade e requalificação das margens do Rio Arade, entre Portimão e Silves, constitui um projeto estruturante para a região»

O 11º encontro de presidentes das Assembleias Municipais do Algarve discutiu, no passado dia 14 de Agosto, em Silves, o “Rio Arade e a sua navegabilidade como fator de desenvolvimento socioeconómico”. 

A iniciativa foi precedida de uma visita guiada com a subida do rio Arade, desde a marina de Portimão até ao cais de Silves, «onde os participantes presenciaram in loco as potencialidades do rio Arade e os constrangimentos à sua navegabilidade», diz a Câmara de Silves.

O encontro culminou com um colóquio, realizado na Fissul, sobre o tema proposto, em que participaram os presidentes das Assembleias Municipais do Algarve.

Estes autarcas concordaram, de forma unânime, que «o projeto de desassoreamento, navegabilidade e requalificação das margens do Rio Arade, entre Portimão e Silves, constitui um projeto estruturante para a região do Algarve».

Além disso, «a sua inscrição no futuro, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), agregado ao alargamento do Porto de Cruzeiro de Portimão, constitui o reconhecimento da sua relevância para o desenvolvimento económico sustentável da região do Algarve».

Por fim, «o desassoreamento e a navegabilidade do Rio Arade deverão ser considerados numa visão integrada do Algarve, no que respeita ao seu desenvolvimento em torno de dois eixos fundamentais, o do Rio Guadiana e o do Rio Arade, na perspetiva do reforço da coesão territorial e social, da promoção das acessibilidades e mobilidade de pessoas e bens e da diversificação da oferta turística regional, valorizando os territórios e as populações do interior algarvio e reduzindo as assimetrias regionais».

 



Comentários

pub