Portimão já pagou 30 mil euros aos lesados do incêndio que atingiu Gordeiro e Pereira

Em consequência, a Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande procedeu a um levantamento preliminar e provisório dos munícipes atingidos

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

A Câmara de Portimão já pagou 30 mil euros aos lesados do incêndio de Julho que começou no Tojeiro (Monchique), mas rapidamente se alastrou ao concelho portimonense. 

O fogo atingiu principalmente os sítios do Gordeiro e da Pereira, na freguesia da Mexilhoeira Grande, tendo consumido mais de 1600 hectares «de mato, pasto, eucaliptos e pinheiros».

Este apoio da autarquia surge porque o incêndio «destruiu estruturas que permitiam o às pessoas afetadas o acesso a condições básicas e necessárias para o usufruto de condições habitacionais condignas, entre as quais o fornecimento de energia elétrica e o acesso à água».

As chamas «atingiram particularmente uma população de agricultores de parcos recursos, cuja atividade tem especial importância e impacto na prevenção dos incêndios rurais», acrescenta a Câmara de Portimão.

Em consequência, a Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande procedeu a um levantamento preliminar e provisório dos munícipes atingidos, assim como dos prejuízos e dos custos das reparações, tendo estimado a verba de 50 mil euros. Deste valor, já foram pagos 30 mil.

O apoio que se encontra a ser concedido é de 100 por cento e está a ser distribuído mediante apresentação das respetivas faturas aos lesados que constam da listagem fornecida pela junta de freguesia local, com a identificação das vítimas e materiais/valores em causa.

Segundo a autarquia, «a medida pretende contribuir para minimizar o impacto sofrido pela população rural, já antes carenciada e maioritariamente constituída por pessoas idosas e de parcos recursos financeiros, que vive da agricultura de subsistência, sem atividade económica aberta, o que as impede de beneficiar de quaisquer apoios, nomeadamente através da Direção-Geral da Agricultura (DGA).

Para otimizar todo esse processo, o Município de Portimão estabeleceu ainda uma nova minuta no protocolo de cooperação em vigor com a ASPAFLOBAL – Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio, a quem foram disponibilizadas instalações nas imediações da área ardida que funcionam desde o dia 1 de Agosto como espaço de atendimento temporário, em coordenação com o Gabinete Técnico Florestal do Serviço Municipal de Proteção Civil e a Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

Foi ainda transferida para a ASPAFLOBAL uma verba até 10.000 euros para fazer face aos prejuízos resultantes do incêndio, com a aquisição de equipamentos ou bens de utilização exclusiva para a atividade agroflorestal não cobertos por outros apoios.

 



Comentários

pub