Morreu José de Sousa Martins, antigo membro da Comissão Administrativa da Câmara de Loulé

“Zé Palha” foi deputado municipal durante 12 anos

José de Sousa Martins, antigo membro da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Loulé, morreu, na segunda-feira, 23 de Agosto, aos 73 anos. A autarquia já veio a público manifestar o seu pesar pelo falecimento de “Zé Palha”, como também era conhecido.

José Manuel Ascensão de Sousa Martins nasceu em Loulé, freguesia de São Clemente, a 20 de Agosto de 1948, tendo aí frequentado o ensino primário na antiga Escola da Barreira.

Fez os estudos secundários no Colégio Infante D. Henrique, terminando-os no Instituto de Santo António, um colégio interno em Castelo Branco. Frequentou, depois, a Escola de Regentes Agrícolas de Évora, concluindo o curso em 1968. Como o curso previa um estágio obrigatório, fê-lo em Moura, ligado ao projeto agrícola inerente à construção da barragem do Alqueva, nessa altura ainda em fase de estudo.

Tendo regressado a Loulé e juntou-se ao “Grupo Atlético”, verdadeira escola de formação cívica e por onde passaram diversas gerações de louletanos. Em 1970 é chamado a cumprir o serviço militar obrigatório, entrando em Mafra no Curso de Oficiais Milicianos.

Foi mobilizado para Angola no início de 1971 e colocado em Quicabo, nos Dembos, durante os dois anos de Comissão Militar como Oficial Miliciano.

Concluído o serviço militar obrigatório, regressou a Loulé, em 1973, e iniciou o seu percurso profissional na Planal, Quinta do Lago, tendo posteriormente desempenhado as funções de Diretor de Paisagismo na Infraquinta aquando da sua criação.

Após o 25 de Abril, integrou a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Loulé, que terminou o mandato em Outubro de 1975, motivo pelo qual foi agraciado pelo Município de Loulé em 2014 com a Medalha de Mérito Municipal grau ouro.

Em 1976, integrou o primeiro e único Conselho Municipal.

Desempenhou o cargo de deputado municipal durante 12 anos.

À família e aos amigos de José de Sousa Martins, a Câmara Municipal de Loulé e o seu presidente endereçam, em nota enviada às redações, «as mais sinceras e sentidas condolências».

 



Comentários

pub