Mês de Julho foi quente na maior parte da Europa, mas frio em Portugal

Grande parte do Baixo Alentejo e Barlavento Algarvio estão na classe de seca moderada, enquanto a zona de Alvalade do Sado e o sotavento Algarvio estão na classe de seca severa

O passado mês de Julho foi o 3º mais quente a nível global e o 2º mais quente de sempre na Europa. No entanto, em Portugal Continental, o mês de Julho de 2021 classificou-se como frio e seco, segundo informação que acaba de ser divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sétimo mês do corrente ano de 2021 foi «mais quente do que a média na maior parte das regiões do norte e leste da Europa, com temperaturas muito acima do valor normal». Helsínquia registou o 2º Julho mais quente desde 1961. Também na Islândia e em partes do leste da Gronelândia as temperaturas estiveram muito acima da média, tendo ainda ocorrido ondas de calor desde o Báltico até ao Mediterrâneo oriental. No sudeste da Europa, no final do mês, verificaram-se ondas de calor muito severas.

Por outro lado, foi um pouco mais frio do que a média numa faixa que se estendia de Portugal até à Alemanha e em partes do noroeste da Rússia.

Em relação à precipitação na Europa, Julho registou valores muito acima do normal nas zonas mais ocidentais da Europa Central. Ocorreram eventos fortes e precipitação durante o meio e o final do mês, que levaram a inundações devastadoras em partes da Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Suíça e no sul do Reino Unido.

Por outro lado, na parte oriental do continente, verificaram-se condições mais secas do que a média, nomeadamente na Finlândia, nos Estados Bálticos, na Rússia Ocidental e nos Balcãs Orientais, com anomalias significativas. Islândia, Irlanda, norte do Reino Unido e Península Ibérica também foram em geral mais secos do que a média.

 

Em Portugal Continental, o valor médio da temperatura média do ar, 21.54 °C, foi -0.63 °C inferior ao valor normal 1971-2000, sendo o 5º valor mais baixo desde 2000 (mais baixo em 2018: 21.15 °C).

O valor médio de temperatura mínima do ar, 14.59 °C, foi o 3º mais baixo desde 2000 (mais baixo em 2009: 14.38 °C), com uma anomalia de -1.03 °C. O valor médio de temperatura máxima do ar, 28.49 °C, foi inferior ao valor normal com uma anomalia de -0.23 °C.

O valor médio da quantidade de precipitação, 30.8 mm, foi muito próximo do valor normal 1971-2000, correspondendo a 95%. Durante o mês de Julho, verificou-se a ocorrência de precipitação entre os dias 11 e 21 nas regiões do Norte e Centro e entre 17 e 20 na região Sul.

Com pouca chuva, a seca vai-se agudizando. No final do mês, 58% do território estava em situação de seca meteorológica. Verificou-se um aumento da área em seca fraca nos distritos de Portalegre, Santarém, Castelo Branco e Bragança. Grande parte do Baixo Alentejo e Barlavento Algarvio estão na classe de seca moderada, enquanto a zona de Alvalade do Sado e o sotavento Algarvio estão na classe de seca severa.

 

 



Comentários

pub